De acordo com uma pesquisa recente do Harvard Business Review, um bom líder dá o exemplo e dita o tom emocional não só nos bons momentos mas também nos difíceis. Enquanto líder, você ajuda sua equipe e a lidar com uma crise e atravessar situações de crise?

Em um artigo na Forbes, a especialista em neurociência e liderança Christine Comaford, deu cinco dicas que ajudam a liderar em cenários difíceis:

1. Esteja presente
“Deixe que as pessoas expressem suas emoções – faça com que elas se sintam seguras para dizer como se sentem. Suas vozes importam”.

2. Esteja conectado
“Declare que você está ao lado de sua equipe, que vocês estão nisso juntos e que atravessarão tudo dessa forma”.

3. Escolha um futuro positivo
“Converse sobre como todos gostariam de se sentir no futuro, quando o período difícil acabar”.

4. Construa um caminho
“Dessa forma, é possível saber onde queremos ir. Nossa habilidade de navegar durante mudanças está diretamente relacionada ao sentido que damos às coisas que nos acontecem”.

5. Entenda o sentido de suas reações
Segundo Comaford, o sentido que damos às situações determina se nossa experiência é negativa, devastadora ou se ela nos fortalece. Por exemplo: se temos uma semana com muitas mudanças, cheia de demandas, deadlines e pedidos urgentes de clientes, e reagimos a essa situação de maneira negativa, pensamos “Isso é estressante! Estou exausto emocionalmente!”, o que nos leva a trabalhos incompletos, estresse generalizado e um ambiente de trabalho nada divertido. Mas se escolhemos interpretar as mudanças de maneira positiva, pensamos “Opa! Mudanças significam mobilidade e crescimento e a oportunidade de me destacar. Eu darei o meu melhor para contribuir com a equipe”, e essa postura nos fortalece, além de ajudar nossos colegas.