Ano que começou com esperanças renovadas, 2019 já rendeu uma grande conquista para o setor varejista e os consumidores brasileiros. A aprovação do novo Cadastro Positivo no Congresso Nacional é uma notícia comemorada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelos 500 mil empresários que a entidade representa.

A modernização das regras do Cadastro Positivo valoriza os bons pagadores, pois permitirá que informações atualmente não consideradas em avaliações de crédito passem a ser consultadas, possibilitando uma análise de risco mais justa e individualizada. Com isso, consumidores e empresas que honram seus compromissos financeiros terão mais acesso ao crédito, com juros menores.

A mobilização das lideranças nos estados foi fundamental na interlocução com parlamentares simpáticos às causas do varejo, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal. Começamos uma grande rede de contato com os gabinetes para levar aos tomadores de decisão as reais necessidades e os principais gargalos do nosso setor. Trabalho intenso e recompensador, o texto aprovado nas duas Casas é o defendido pelos micro e pequenos empresários.

Uma vitória importantíssima que reafirma a relevância do trabalho desenvolvido pela CNDL ao lado do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o programa Políticas Públicas (PP), é o PP 4.0. O convênio foi assinado em 2018 e este ano começa a percorrer o Brasil com encontros de qualificação de lideranças do Sistema CNDL. Entre os temas debatidos, tratamos, ao lado de especialistas reconhecidos em suas áreas, de iniciativas de relações institucionais e governamentais, políticas públicas e sustentabilidade nos negócios.

O público do PP 4.0 são as lideranças do Sistema CNDL – homens e mulheres que conhecem a fundo as demandas prioritárias das micro e pequenas empresas. Qualificando esses representantes, levaremos as bandeiras do varejo cada vez mais ao conhecimento dos agentes públicos, de modo a gerar debates democráticos em esferas que, de fato, possam gerar mudanças nas políticas públicas do país.

A urgência pela participação ativa da sociedade para o desenvolvimento e a efetivação de políticas públicas inspirou, inclusive, a Campanha da Fraternidade, lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema deste ano é o fortalecimento da cidadania e do bem comum, à luz do estímulo à participação em políticas públicas. A organização de diferentes setores sociais em torno da proposição de medidas que contribuam com a melhoria de vida da população é legítima e traz à tona discussões essenciais para o aprimoramento do Estado brasileiro.

Frente à responsabilidade que temos como principal rede representativa do varejo nacional, seguiremos trabalhando pela desburocratização do país, redução da máquina pública, geração de emprego e renda e desenvolvimento dos micro e pequenos empresários, setor com papel efetivo na movimentação da nossa economia. Quem mais ganha com isso é a população.

Um abraço,

José César da Costa

Presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)