Presente no comércio há 44 anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL) lançará no dia 27 de março, o livro “A História do Comércio de Teresina no Desenvolvimento do Piauí” e para isso fará uma verdadeira agenda cultural para festejar o lançamento que irá acontecer durante a abertura da 12ª edição do Salão do Livro do Piauí – SALIPI.
A obra irá resgatar a trajetória do comércio teresinense até os dias atuais, trazendo, além de uma farta pesquisa de texto baseado em documentos de época, um farto material fotográfico com depoimentos de empresários que entraram para a história do comércio da capital. O livro mostrará pela primeira vez, o quanto o comércio e seus atores foram e continuam sendo peças fundamentais para  o progresso da nossa cidade.

Escrito pela jornalista e historiadora Marta Tajra, a obra retrata ainda a importância das entidades empresariais do varejo para o desenvolvimento da cidade, associadas aos temas mais importantes da pauta política e econômica, desde quando foram criadas.
“Neste quase meio século de existência, a CDL Teresina sempre amparou, defendeu e orientou os lojistas. É uma honra muito grande para essa entidade lançar um livro que levará ao conhecimento do cidadão teresinense toda essa história, apresentando os personagens que contribuíram para o nosso comércio atual”, comentou Evandro Cosme, presidente da CDL Teresina.
Para a autora Marta Tajra o comércio está presente na economia de Teresina desde os seus primórdios e sua evolução acompanha os fatos mais marcantes da cidade, como a própria mudança da capital e o uso do rio Parnaíba como principal via de acesso às mercadorias comercializadas, a construção de uma infra estrutura bancada pelos primeiros comerciantes vindos de Caxias (MA), a instalação da energia elétrica, a abertura do crediário e logo depois das primeiras agências bancárias, o início das grandes redes de varejo, e mais recentemente o surgimento de shoppings centeres e outras inovações tecnológicas.
“Uma parte significativa da nossa história está intrinsecamente ligada ao comércio. A escolha da capital às margens do Parnaíba não foi aleatória e nem teve a intenção de tirar a hegemonia do comércio de Caxias, à época, o grande empório comercial da região. Pelo contrário, a mudança beneficiou largamente estes comerciantes, que foram os primeiros a se mudarem com suas lojas para a nova capital, Teresina. Nesse caso, a importância da nova capital dentro do contexto político da época  se daria exatamente pelo seu posicionamento estratégico de entreposto comercial, de troca, transporte e de baldeação com relação às províncias do norte e do sul e a reboque ainda serviria como principal empório e centro comercial da Província do Piauí. No livro são resgatados os episódios e os personagens relacionados a esta passagem de forma bem clara, assim como o episódios e personagens do varejo, que tornaria o comércio uma atividade essencial no século XXI”, enfatizou a autora.
Evandro Cosme afirma que o livro deve encantar os leitores, que se emocionarão diante das grandes histórias do nosso comércio. “Nossa proposta foi a de produzir uma obra acadêmica e histórica, ao mesmo tempo, traduzido numa linguagem acessível ao grande público. É um livro que servirá de referência  a todos que se interessam pela nossa história. Nunca foi feito um registro do comércio de Teresina com tanta riqueza, capaz de mostrar aos leitores de qualquer época o quanto o comércio e nossos empresários foram e continuam sendo fundamentais para a cidade”, finalizou o presidente.