CDL de Teresina completa 45 anos e cerca de 1.500 mil associados

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina chega aos seus 45 anos comemorando números recordes de associativismo e como a 5ª maior entidade em consultas de balcão do Brasil. Ao longo de quatro décadas a entidade deu largos passos e se fortaleceu, alcançando o patamar de uma das melhores entidades varejistas do país.

Fundada em 03 de março de 1970, recebendo o nome de Clube dos Diretores Lojistas, localizada em uma pequena sala alugada no Palácio do Comércio, tinha como principal objetivo defender, lutar, orientar e coligar os comerciantes. O trabalho diário levou a conquistas como: aquisição da primeira central telefônica, implantação do Serviço de Proteção ao Crédito e a construção da nova sede, um projeto inovador com concepção arquitetônica surpreendente.

Muitos foram os lojistas que fizeram parte dessa história, deixando mas que uma conquista para a classe, deixaram histórias, projetos e uma amizade baseada nas dificuldades e alegrias, que só quem trabalha diariamente no comércio aprendeu e ensina com entusiasmo cada passo dessa jornada. Aqui podemos citar grandes nomes e amigos dessa entidade como: Pedro Rocha, Jesus Elias Tajra Filho, Ulysses Moraes, Gonçalo Bonfim, Cosme Oliveira, Agostinho Pinto, Simião Evandro.

Atualmente a entidade é presidia por Evandro Cosme, que já acompanha a história da CDL de Teresina há mais de 20 anos. “Ainda me recordo da antiga sede, pequena e com poucos associados. Vê a CDL atual com tantas conquistas e respeitada por todas as autoridades pelo trabalho desenvolvido, mostra a força dessa classe, a organização e o trabalho sério e comprometido dos comerciantes com a economia local”, enfatiza.

Evandro ressalta ainda que, além da defesa dos interesses do comércio varejista de Teresina, a CDL realiza uma busca constante por serviços que beneficiem os associados. Ao longo dessas quatro décadas, muitas foram às atividades levadas aos lojistas, como: criação de um auditório amplo e moderno, publicação de um livro sobre a história do comércio, incentivo a das datas importantes para o comércio varejista, informatização do SPC Brasil, parceria com a prefeitura para revitalização do Centro, e a ação inovadora que abrangeu mais de 1.500 lojistas da Capital, a campanha “Liquida Teresina”. O projeto desenvolvido pela entidade levou cerca de cinco meses para sua execução, realizando reuniões, contratação de vendedores, treinamentos de lojistas e colaboradores, distribuição de urnas e cupons, sorteios e entrega de prêmios.

O resultado de todas essas ações é uma atuação amplamente reconhecida, sendo a entidade, inclusive, citada e reconhecida pela sua credibilidade, através de prêmios locais e nacionais e pelo incentivo ao empresariado. Atualmente a CDL de Teresina conta com mais de 1.500 empresas que demandam ao banco de dados do SPC. A meta para 2015 é conseguir ainda muito mais, afinal, quanto maior a integração dos lojistas, maior será a força do segmento.