Com a aproximação do Dia das Mães, aumenta o número de consumidores que procura o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) para retirar o nome da lista de negativados e ficar em condições para a segunda maior data do varejo. Os lojistas apostam que as vendas devão superar os índices de 2016.

Em abril, 34 mil consumidores de Teresina recuperaram o direito de comprar a crédito no comércio, de acordo com o SPC no Piauí. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina é de que esse crescimento deve continuar nos próximos meses.

Para a gerente do SPC Brasil em Teresina, Eline Castro, as pessoas que buscam limpar o nome junto ao SPC têm a intenção de fazer uma nova compra e necessitam que não haja nenhuma restrição no seu CPF. “O dia das mães é uma data que aumenta as vendas no comércio. São muitos filhos que desejam presentar a mãe, seja com pequenos presentes, até objetos mais caros”, conta Eline.

Para regularizar o crédito, o consumidor precisa se dirigir ao estabelecimento onde está a dívida e quitar o débito. Após o pagamento, segundo as normas em vigor, a empresa credora tem o prazo de cinco dias para excluir o nome de cliente de bancos de dados como SPC e Serasa. A empresa também deve fornecer um documento de quitação da dívida.