O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, Evandro Cosme, avalia que a aprovação do Cadastro Positivo servirá para alavancar os negócios e possibilitar juros mais baratos ao consumidor. O Cadastro Positivo é um banco de dados com histórico de pagamentos realizados pelos consumidores, para utilização dos bancos e do comércio.

A desburocratização das regras do cadastro, segundo o presidente, é um avanço para os bancos de dados e facilitador para as compras dos consumidores. O projeto de lei que versa sobre o assunto foi aprovado na Câmara Federal e segue em tramitação no Senado.

“O Cadastro Positivo foi um apelo do empresariado, das entidades que trabalham com a necessidade do crédito. E querem fazer com que esse crédito chegue mais barato ao consumidor para alavancar negócios. Vai possibilitar uma história do consumidor e quando essa história é boa, poderá haver redução nas suas futuras demandas de crédito”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, Evandro Cosme.

Com a sanção, todos os consumidores brasileiros que possuem CPF ativo e empresas passam a fazer parte automaticamente do cadastro. Caso não deseje permanecer, pode ser solicitado a exclusão das informações, o que é feito de forma gratuita. As mudanças permitirão uma avaliação de risco mais individualizada, possibilitando um acesso ao crédito mais fácil e com juros menores. O consumidor, por meio do Cadastro, terá analisado seu histórico de pagamentos, não apenas restrições pontuais no seu nome.

Fonte: Portal Cidade Verde