Os produtos da cesta básica que ficaram isentos de impostos federais tiveram uma queda de preços de 1,23% em abril, depois de já terem caído 0,28% em março, conforme apontam dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados nesta quarta-feira (8). Nesses dois meses, a queda acumulada foi de 1,51%.

Essa redução não foi proporcional ao corte de impostos, ao menos até este momento. No início de março, o governo desonerou os produtos da cesta básica sobre os quais ainda havia tributos federais. As alíquotas chegavam a 12,5%, conforme indica uma tabela elaborada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), reproduzida ao final deste texto.

Sem a queda de preço desses itens, no entanto, o índice oficial de inflação não teria voltado a ficar abaixo do teto da meta estipulada pelo governo, que é de 6,5% ao ano. Nos últimos 12 meses, o indicador subiu 6,49%. Apesar de ainda alto, o número mostra uma leve desaceleração de preços, pois nos 12 meses encerrados em março a alta havia sido de 6,59%.

Entre os itens desonerados da cesta básica, o açúcar cristal foi o que mais caiu em abril (-3,41%).

As carnes tiveram uma queda de 1,78%, mas, como têm um peso maior no índice, foram o grupo que mais contribuiu para a desaceleração da inflação, entre os produtos desonerados. Dentro desse conjunto, as maiores quedas foram da carne de carneiro (-5,26%), filé mignon (-2,8%) e contra filé (-2,8%).

Não é possível saber qual foi o impacto da desoneração da cesta básica, pois há diversos fatores que influenciam o preço dos produtos. A variação pode ter resultado não só do corte de impostos, mas também de eventos sazonais.

Fonte: Uol