Cerca de 31 mil empresários brasileiros deixaram no primeiro semestre de 2013 a condição de MEIs (microempreendedores individuais) para se tornarem donos de microempresas.

Desde 2009, quando foi criada a figura jurídica do MEI, os negócios de 86.546 microempreendedores individuais evoluíram para a classificação de microempresa.

Entre os motivos indicados para essa escalada empresarial estão o faturamento anual superior a R$ 60 mil (limite legal para ser um MEI), a contratação de mais de um funcionário e ainda a participação em outros negócios, segundo apontou levantamento elaborado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e às Pequenas Empresa).

Como microempresas, o faturamento anual pode ser de até R$ 360 mil e não há limite para contratar empregados.

Segundo dados do Sebrae, no ano passado foram quase 40 mil os empresários que mudaram de categoria. Esses números representaram quase o dobro do registrado em 2011.

“A maioria dos microempreendedores individuais demonstra que quer crescer, faturar mais e expandir os negócios. Essa ascensão empresarial é muito positiva não só para esses empreendedores, mas para a economia como um todo”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.