Planejar é uma das atividades obrigatórias tanto para as grandes empresas como para os médios e pequenos negócios. O planejamento auxilia o gestor na identificação de ameaças e oportunidades de mercado, contribui significativamente na elaboração de estratégias mercadológicas eficientes e, ainda, na gestão organizacional, para que seja mais eficaz.

Porém, apesar das vantagens oferecidas pelo planejamento, muitas empresas não conseguem organizar um planejamento de suas atividades. Seja pelo investimento necessário para programar ou manter a atividade de planejamento, o que representa aumento das despesas para a empresa, ou por falta de cultura organizacional, certos gestores simplesmente negligenciam o planejamento e conduzem no negócio a partir do seu próprio feeling.

A relação “custo” versus “benefícios oferecidos pelo planejamento” será favorável para a empresa desde que a mesma esteja disposta a utilizar as informações em suas estratégias e entenda que deve ser um compromisso de toda a organização, ou seja, de todas as áreas e pessoas.

Para as empresas que desejam iniciar o planejamento, algumas dicas são importantes:

1. Verifique quais as informações são importantes em cada área;
2. Identifique como as informações deverão ser obtidas e como deverão ser atualizadas;
3. Defina os responsáveis pelas informações;
4. Analise as informações disponíveis com base nos indicadores internos da empresa (vendas, produção, recursos humanos, financeiros etc.);
5. Elabore possíveis cenários (otimista e pessimista, no mínimo) e defina ações para cada um deles;
6. Estabeleça cronograma e indicadores para acompanhamento das ações.

O importante é que a empresa esteja convencida sobre as vantagens e os desafios do planejamento e saiba que é uma atividade de longo prazo e contínua. Como última dica, é importante que a empresa desenvolva seu próprio modelo de planejamento e utilize recursos próprios. Pode até contratar alguma consultoria para iniciar ou tirar algumas dúvidas ou pegar ideias, mas é importante não ficar dependente de ninguém.