De todos os cheques compensados no Brasil em agosto, 1,87% foram devolvidos por falta de fundos. O percentual é menor que os 2,03% de devoluções registradas em julho e que os 1,97% em agosto de 2012.
Na comparação entre os acumulados do ano, por sua vez, o volume de cheques sem fundos se manteve estável. Foram 2,05% de devoluções de janeiro a agosto de 2013, o mesmo percentual verificado em igual período do ano anterior.
Segundo economistas a queda da inadimplência com cheques, a exemplo do que ocorrendo com as demais modalidades, é reflexo do recuo da inflação, após a forte elevação observada no primeiro semestre deste ano.
Contribuem ainda para a redução da inadimplência com cheques o desemprego ainda em patamar historicamente baixo e a maior cautela do consumidor em assumir novas dívidas, evitando aumentar os seus níveis de comprometimento de renda.
Por região
De janeiro a agosto, Roraima foi o estado que apresentou o maior volume de cheques devolvidos, com 10,81%. O Amazonas, na contramão, foi o de menor percentual, com 1,43%. Entre as regiões, a Norte liderou o ranking de devoluções nos oito primeiros meses do ano, com 4,41%. Na outra ponta está a região Sudeste, com 1,60%.
Fonte: Uol Noticias