O Natal chegou mais cedo neste ano. Nos shoppings e lojas da cidade, e até mesmo em fachadas de empresas já é possível observar as decorações natalinas. Em Teresina, a data promete ser positiva, com um aumento de até 10% nas vendas na comparação com 2012. A expectativa faz parte de um levantamento informal da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina (CDL),
Segundo o diretor executivo da CDL de Teresina, Adala Carnib o consumo já está aquecido e deve movimentar todo o comércio teresinense. “O Natal é uma data tradicionalmente importante para o comércio e sempre traz aquecimento nas vendas dos lojistas. Investir na decoração de Natal vale à pena, porque a loja acaba se transformando em ponto de visitação”, disse.
Adala explica que durante todo o período natalino os lojistas contratam funcionários temporários, aumentam seus estoques e a variedade de mercadorias, além de lançarem novos produtos e investirem no treinamento para melhorar o atendimento. “Estamos confiantes de que o Natal seguirá esta tendência, podendo chegar a contratar até 1.300 funcionários temporários, o que seria uma 1% da contratação nacional, que está estimada em 136 mil”, completa.
“O Natal não se concentra apenas no dia, como acontece com as outras datas. É uma festa que inicia bem antes do dia 25 de dezembro e vai até 6 de janeiro, Dia de Reis. Por isso acreditamos que a expectativa de aumento de 10% das vendas possa ser superada. As pessoas estão se posicionando em atitude de consumo”, explicou.
Entre os setores que mais devem crescer neste período está o de vestuário, perfumaria, acessórios, brinquedos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos.