A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina assinou um Termo de Cooperação assinou com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí que tem com objetivo de acessar o maior banco de dados da América Latina, o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC. O Termo foi assinada pelo presidente da entidade, Evandro Cosme e o secretário Fábio Abreu, também estiveram presentes na assinatura delegado Carlos César e delegado Humberto Mácola, do núcleo de inteligência da SSP.
Dentre as medidas adotadas a partir do convênio, está a permissão de acesso ao Banco de Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) aos servidores da Segurança Pública cadastrados, aceitando a troca de informações entre as partes, visando à redução de fraudes no comércio de bens e serviços.
Segundo o presidente da CDL – Teresina, Evandro Cosme, o acesso ao banco permite consultar todas as informações de pessoas que realizam negociações de crédito em estabelecimentos comerciais, ´´a CDL já firmou termo de cooperação também com entidades como Ministério Público, Defensoria Pública e Polícia Federal. Nosso banco de dados é um cadastro nacional, que vai colaborar de forma muito produtiva com a Segurança do nosso Estado´´, afirma o Presidente.
De acordo com o Secretário de Segurança, Fábio Abreu, o acesso será restrito ao um número mínimo de policiais que trabalham com a Inteligência na Secretaria, para evitar o uso indevido dessas informações. ´´Nós sabemos do custo que é construir um banco de dados confiável e essa parceria vai nos permitir ter cada vez mais informações para coibir o crime e identificar criminosos em todo o Brasil. Estamos trabalhando na implantação de um sistema informatizado de emissão de carteira de identidade que vai colaborar ainda mais com a Segurança Pública. Também vamos buscar outras parcerias com Sefaz-PI, Ministério do Trabalho e Tribunal Eleitoral´´ garante Fábio Abreu.