Em comemoração aos 30 anos do Grupo Noroeste, Benedito Cirilo, presidente do conglomerado varejista, compartilha com orgulho sua jornada, desde as raízes humildes no interior do Maranhão até o comando de um império de 31 lojas que se expandem por três estados do Brasil.
Nascido em uma pequena cidade no interior, Cirilo conta que o desejo de se tornar vendedor surgiu desde cedo. “Sempre tive o sonho de ser vendedor, via as pessoas bem arrumadas vendendo, e tive o sonho de ser vendedor”, relembra. Esse sonho foi o motor que o levou a mudar para Teresina, onde começou sua carreira na capital piauiense, dando seus primeiros passos no mercado de trabalho no Armazém Paraíba, onde passou por vários cargos, iniciando como vendedor e chegou ao cargo de diretor da indústria Guadalajara.
“Com o tempo, fui desenvolvendo o sonho de ter meu próprio negócio, aí saí do Grupo Claudino e comecei a Noroeste”, conta Cirilo. A primeira loja do Grupo Noroeste foi inaugurada na Rua Coelho Rodrigues, em Teresina, com uma modesta área de 300 metros quadrados e apenas oito funcionários. Hoje, três décadas depois, o Grupo conta com 31 lojas, espalhadas pelos estados do Piauí, Maranhão e Tocantins, além de 2.000 colaboradores.
O desafio de crescer em meio a gigantes
O empresário relembra com detalhes as dificuldades enfrentadas no início. A concorrência era dura, com grandes nomes do varejo como Pernambucanas, Armazém Paraíba, Lojas Pintos e Varejão dominando o mercado. “Quando cheguei foi difícil, porque eu comprava menos e não podia levar para os consumidores o mesmo valor que as grandes levavam. Então, tive a ideia de criar uma indústria própria para fabricar nossas peças, o que nos permitiu oferecer produtos de qualidade a preços competitivas”, revela Benedito.
Foi essa estratégia ousada que possibilitou ao Grupo Noroeste crescer e se destacar, mesmo em um mercado tão competitivo. Atualmente, além das lojas de varejo, o grupo diversificou seus negócios e investiu em outros setores, como postos de gasolina, agronegócio e indústria de fabricação de peças próprias.
Novos horizontes
Com uma marca de 30 anos consolidada, o Grupo Noroeste segue inovando. Para comemorar o aniversário, duas novas lojas estão sendo inauguradas: a reforma da loja no Teresina Shopping, com mais de 1.200 metros quadrados, e outra em Imperatriz, no Maranhão, com 1.800 metros quadrados, ampliando ainda mais a presença do grupo na região.
Quando questionado sobre os conselhos para novos empreendedores, Benedito Cirilo é direto: “O primeiro passo é fazer o que gosta, o que entende e ter muita dedicação. ” Esses pilares, segundo ele, foram essenciais para construir um dos maiores grupos varejistas do Piauí.
Hoje, ao lado dos filhos Rodinelle e Roberta, que o acompanham na administração do grupo, Benedito Cirilo comemora as conquistas passadas, mas continua com os olhos voltados para o futuro, sempre em busca de novas oportunidades de crescimento e inovação.
Com uma história marcada pela perseverança, inovação e visão estratégica, o Grupo Noroeste não apenas resiste ao tempo, mas transforma diariamente obstáculos em oportunidades, construindo uma marca que inspira confiança no mercado brasileiro.