As vendas combinadas de PCs, tablets e celulares vão somar 2,4 bilhões de unidades em 2013, um crescimento de 9% sobre o ano passado, informou hoje o Gartner.

A empresa de pesquisas destacou que a proliferação de tablets de preço mais acessível está acelerando a migração do interesse dos consumidores dos PCs para esses dispositivos.

“Enquanto existirão pessoas que terão tanto um PC como um tablet, a grande maioria dos consumidores ficará satisfeita com a experiência do tablet como seu principal dispositivo de computação”, afirmou Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas do Gartner.

Como reflexo desse contexto, o Gartner projeta uma queda de 7,6% nas vendas da categoria de PCs e notebooks, para 315,2 milhões de unidades. A consultoria ressaltou que essa não é uma tendência temporária, mas uma decorrência da mudança do comportamento dos consumidores no longo prazo.

A empresa destacou, no entanto, que a categoria de ultrabooks vai ajudar a compensar esse declínio, saltando de 9,8 milhões de unidades em 2012 para 23,5 milhões neste ano.

Para os tablets, a projeção é de um total de vendas de 197 milhões de unidades em 2013, o que representa um crescimento de 69,8% sobre o ano passado, quando a categoria registrou um volume de vendas de 116 milhões de unidades.

“O crescimento no segmento de tablets não estará limitado aos mercados maduros. Os usuários em mercados emergentes vão cada vez mais escolher o tablet como seu primeiro dispositivo de computação”, disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner.

A queda nos preços também vai trazer bons reflexos nas vendas da categoria de celulares, especialmente, no segmento de smartphones. Para 2013, a previsão é que as vendas de celulares registrem um volume de 1,87 bilhão de aparelhos, sendo que 1 bilhão desses dispositivos serão smartphones. Com o patamar, a categoria registraria um avanço de 7,4% em relação ao ano passado.

Fonte: Uol Notícias