O comércio brasileiro registrou o pior resultado dos últimos três anos para o Dia dos Pais com relação a vendas a prazo, que cresceram 3,78%, apontam nesta segunda-feira (12) dados da  Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

As expansões foram de 4,75%  em 2012; de 6,86% em 2011 e de 10% em 2010.

O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto.

A retração no setor já era esperada pela maioria dos comerciantes, avalia o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, em nota. “O cenário econômico é desfavorável. Os juros estão mais caros e o Brasil não cria tantos empregos como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno. Além disso, a inflação acima do centro da meta reduz o poder de compra do brasileiro”, diz ele, na nota.

Os produtos mais procurados foram os itens de vestuário, perfumaria, calçados, bebidas e artigos eletrônicos.

Fonte: Globo.com