O movimento de vendas a prazo no comércio brasileiro na semana que antecede o Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, aumentou +2,97% em relação ao ano passado, segundo o indicador do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). O aumento é considerado morno é foi menor do que o previsto pelos lojistas, que esperavam um crescimento de +5% no volume de vendas.

Vendas Natal
Ano Crescimento  
2013 +2,97%  
2012 +2,37%  
2011 +2,33%  
2010 +10,89%  

De acordo com o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, apesar de o número ser positivo, ele reflete a tendência de desaquecimento das vendas no varejo observado ao longo de 2013, em virtude principalmente do encarecimento do crédito.

“O cenário econômico é desfavorável e os dados indicam que a  inflação pesou no bolso dos consumidores. Os juros estão mais caros e a massa salarial já não cresce com tanto vigor como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo interno”, diz Pellizzaro Junior.

Mesmo com o cenário adverso, o número foi levemente superior ao de 2012 (+2,97%  em 2013 contra +2,37% registrado em 2012). Para Pellizzaro Junior, esse pode ser um indicativo de que mais pessoas fizeram compras de  última hora.

Na avaliação de Pellizzaro Junior, o movimento econômico nos últimos dias do ano e nas primeiras semanas de janeiro dependerá da criatividade dos lojistas. “Como essa é a famosa semana das trocas de presentes, o comerciante tem a oportunidade de emplacar novas vendas para melhorar o desempenho, além da realização das tradicionais liquidações”, acredita.

O Natal é considerado pelos lojistas como a data comemorativa mais importante em faturamento e volume de vendas e costuma movimentar, principalmente, artigos de vestuário, calçados, cosméticos, perfumaria, eletrodomésticos da linha branca, smartphones e tablets.