Para presentear os amigos e a família, para comprar comidas e bebidas de ceias e confraternizações, adquirir brindes corporativos. Independente de qual seja o fim, você não tem como fugir, vai precisar ir às compras nesse fim de ano. E aí começam as dores de cabeça: filas, congestionamentos, atrasos em entregas, inflação, escassez de produtos etc. Como garantir as melhores compras, em todos os sentidos? Varejo tradicional ou e-commerce?

A palavra-chave nesse assunto não pode ser outra: planejamento. Antes de decidir se vai comprar em lojas físicas ou pela internet, faça um mapeamento de todas as suas demandas, ou seja, de todos os produtos que vai precisar comprar, bem como serviços que, porventura, precise contratar.

Definida essa lista preliminar, elenque-os por ordem de prioridade. O que você precisará ter em mãos primeiro? O que pode esperar? Com essa organização, você vai ter, com maior clareza, uma noção sobre o que pode ser comprado de um fornecedor mais distante ou na internet, com prazo de entrega maior. E o que for mais urgente precisará ser comprado localmente, numa loja física que disponha de estoque para pronta-entrega.

Quanto antes começar esse planejamento, melhor. Assim você tem maiores possibilidades de barganhar preços. Compras de última hora sempre geram maiores gastos e, em casos mais extremos, você pode até não encontrar mais o que procura. Principalmente se forem produtos sazonais.

Ao optar por comprar pela internet, tenha sempre o cuidado de verificar a idoneidade do site. Pesquise a reputação da empresa em sites como Reclame Aqui e verifique como ela se porta diante de reclamações, para resolver os problemas dos clientes.