O comércio varejista cresceu 1,3% em agosto deste ano, quando comparado ao mês anterior. O número compensa grande parte da queda de 1,5%, acumulada nos últimos três meses. Mas esses são os dados nacionais. No Piauí, a situação não é tão positiva.

De julho para agosto de 2018, os resultados do comércio foram positivos em 24 das 27 unidades da Federação. O Piauí, infelizmente, está entre os estados que teve queda nas vendas. Foi registrado -0,5% de variação. Tocantins teve o pior resultado do país, com -2% e Roraima registrou estabilidade. Os melhores resultados foram na Paraíba (+7,5%) e no Acre (+7,1%). Os dados foram divulgados pelo IBGE.

Comparação com 2017

Frente a agosto de 2017, a variação das vendas do comércio varejista nacional foi de 4,1%, com 23 das 27 unidades federativas mostrando resultados positivos.

Os melhores destaques foram em Paraíba (14,1%), Maranhão e Espírito Santo (ambos com 9,6%). Entre os estados que mostraram queda de vendas, os destaques, em termos de magnitude, foram observados no Amapá (-3,9%), Piauí (-2,7%) e Roraima (-2,4%).