Segundo os dados do Cadastro-Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Teresina foi a cidade brasileira que mais se destacou na geração de empregos do país. Os dados são referentes ao acumulado de Janeiro a Abril de 2015, que apontou que, no período, foram criados 828 empregos celetistas na capital. Considerando as atividades que mais se destacaram, basta analisar as ocupações que apresentaram maior saldo no período. Entre janeiro de 2015 e abril de 2015, foram as ocupações ligadas ao setor de Call Center, com o saldo de 2.944 postos de trabalho (saldo entre admitidos e desligados).

As ocupações de Operador de Telemarketing Ativo e Receptivo com 2.870 postos e Supervisor de Telemarketing e Atendimento com 74 postos respectivamente. Participação esta que representou 95% dos empregos para o Setor de Serviços para o período analisado.

Esse resultado mostra como a Prefeitura de Teresina através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo vêm trabalhando para atrair empresas e investidores para a cidade. Com a criação da Lei nº 4.410 de 2013 de benefícios e incentivos fiscais às empresas de Call Center, o mercado teresinense tornou-se lucrativo para este setor, transformando o quadro econômico de Teresina.

Além disso, a Prefeitura facilita a implantação destas empresas na cidade com a doação de terrenos, apoio na regularização documental e recrutamento de profissionais. Para o secretário Fábio Nery, a cidade vive um momento histórico na atual situação do Brasil e é importante que a população tenha consciência disso. “Apesar da capital ser a 20ª do ranking no PIB nacional, ela é a primeira na geração de empregos e isso se deve a uma boa política governamental voltada para a geração de emprego e renda para a população que mais precisa” reflete ele.

O secretário explica também que esse resultado é somente até o mês de abril, com as novas empresas que estão chegando a Teresina, até o final do ano, o quadro geral será ainda mais significativo para a cidade, o estado e principalmente para o país.