Já está nas bancas em todo o Brasil a segunda temporada dos quadrinhos da Turma da Mônica ensinando noções básicas de educação financeira às crianças. O projeto faz parte de uma parceria firmada entre o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Mauricio de Sousa Produções, que cedeu os direitos autorais dos personagens.

As historinhas, elaboradas em conjunto pelo time de educadores financeiros do SPC Brasil e pelos roteiristas da Mauricio de Sousa Produções, trazem situações comuns no consumo do dia a dia, como mesada, poupança, consumo consciente e finanças domésticas, para um público que ainda está começando a assimilar a importância do dinheiro. Os quadrinhos – quatro por mês – serão publicados por um ano em todas as revistinhas da Turma da Mônica comercializadas nas bancas de jornal e também estarão disponíveis gratuitamente no site www.meubolsofeliz.com.br.

“A cada dia se torna mais importante passarmos os conceitos básicos sobre a economia para as crianças. Mesmo porque elas, estão desde pequenas, conscientes de sua cidadania. A educação financeira trabalhada para a criança reflete imediatamente em toda a família. Por isso, essa parceria da Turma da Mônica com o SPC Brasil vem dando frutos e está sendo intensificada nas escolas”, afirma Mauricio de Sousa.

Para o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli, um dos grandes desafios para adaptar o tema ao universo infantil é fazer com que os filhos entendam que dinheiro “não dá em árvore”, que as coisas são compradas com o dinheiro que é recebido como esforço do trabalho. “A hora das compras é um bom momento para mostrar que não se pode ter tudo, que as coisas têm preços diferentes e que existe o momento certo para comprá-las”, explica.