O Google acaba de divulgar uma pesquisa para compreender o comportamento do brasileiro na data mais importante do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março.

A data que tem se popularizado a cada ano, tem potencial para ganhar relevância em 2018, assim como a Black Friday fez em 2015. Em 2014, apenas 27% dos consumidores conheciam a Black Friday, já no ano seguinte, o número saltou para 56%. Apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018, mas quando a data é explicada, 81% afirmam que desejam comprar.

Entre quem pretende consumir na ocasião, 32% farão isso online e 31% pretendem adquirir itens em lojas físicas e internet.

As buscas pela data começam cada vez mais cedo e crescem todo ano, comprovando que os consumidores já estão mais informados sobre a data. Em 2017, o crescimento de buscas por produtos na data foi de 23% e o por varejistas foi de 15%, em comparação com 2016.

De acordo com a pesquisa, o brasileiro pretende gastar em média R$ 690, sendo que 13% dos consumidores irá desembolsar entre R$1000 e R$ 2000.

A Copa do Mundo de futebol também vai levar os brasileiros às lojas: quase 50% já estão planejando as compras, com destaque para a camisa nova da seleção com 27% de intenção de compra e televisão nova com 16%.

A TV é dos produtos que 12% dos usuários desejam ver em promoção no Dia do Consumidor, atrás somente dos Smartphones (24%) e Roupas e Calçados (16%).

Confira abaixo mais alguns insights sobre a data:

- Livros, eletrodomésticos e cosméticos e perfumaria estão entre as categorias mais vendidas, com 14%, 12% e 11% respectivamente. Eletrodomésticos lideram o faturamento com 21%;
- Em geral, eletroeletrônicos são os produtos que tem maior crescimento nas Buscas no Dia do Consumidor, quando comparados com a média do primeiro trimestre. Desktop PCs, Laptops e Eletroportáteis lideram a categoria com 21%, 20% e 18% de crescimento, respectivamente;
- Smartphones são os produtos que os consumidores mais esperam ver em promoção (24%), seguidos de roupas e calçados (16%);
- 50% dos consumidores esperam ver promoções de alimentos e bebidas no Dia do Consumidor;
- Nos últimos dois anos, ocorreu um pico de downloads por apps de varejistas três dias antes do Dia do Consumidor, e esse patamar foi sustentado até depois do evento em 2017.