O prefeito Firmino Filho lançou na manhã desta terça-feira (05) o Selo Empresa Acessível. O selo possui validade de 2 anos e abrange as áreas de indústria, serviço e comércio. O objetivo da ação é valorizar as empresas que respeitam e promovem a acessibilidade nos seus ambientes e empreguem pessoas com deficiência.

Mauricéia Carneiro, secretária municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Setmcas), explicou ainda que o papel do selo é garantir que pessoas com deficiência tenham a garantia de seus direitos enquanto cidadãos. “Foi uma grande luta, são mais de 8 meses de trabalho da Setmcas, Comradio e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da pessoa com Deficiência (CONADE). Além disso, buscamos várias parcerias com empresas e conselhos. E hoje comemoramos um avanço, mas vamos comemorar ainda mais ao entregar os selos porque significa que o município de Teresina está avançando”.

Secretária da Setmcas, Mauricéia Carneiro.

Presidente do CONADE, Antônio José.

O presidente do CONADE, Antônio José, lembra que o novo selo está na verdade substituindo o antigo que se chamava “Aqui trabalha gente eficiente” e que foi lançado há 15 anos.  “Naquele tempo a nossa visão era uma, hoje a realidade do Brasil para com as pessoas com deficiência é bem diferente. Hoje lutamos para as pessoas sejam indivíduos de direito e não pessoas que implorem a caridade ao governo ou quem quer que seja”, ressaltou.

A diretora social da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, Eline Castro, compareceu ao evento e destacou a importância da ação. “Vamos levar essa informação a todos os nossos associados, sem dúvidas tanto a empresa como o colaborar que possui uma deficiência tem muito a aprender um com o outro. Vamos fazer nossa parte”, disse Eline.

“É importante que as empresas que estejam dispostas a garantir a acessibilidade, elas sejam reconhecidas. Que utilizem o selo em sua propaganda, na televisão, rádio, jornais, mídia sociais. E que os consumidores possam prestigiar essas empresas. Através das nossas compras, do dinheiro que gastamos podemos prestigiar àquelas empresas que têm compromisso com as pessoas com deficiência”, disse o prefeito Firmino Filho durante a solenidade.