O Sebrae lança no dia 15 de agosto o Desafio Universitário Empreendedor, competição que visa o desenvolvimento de jovens para o empreendedorismo.

Farão parte da competição, que acontece durante um ano, jogos on-line e atividades já realizadas pela instituição, como cursos e bate-papos na internet. A participação nessas atividades dará um determinado número de pontos, sendo que os três participantes com maior pontuação de cada Estado irão para a final nacional.

Cada um dos 10 jogos, por exemplo, pode dar até 100 mil pontos. Atividades oferecidas pelo Sebrae oferecem pontuações diferentes, de acordo com o assunto e carga horária. Assistir aulas na própria universidade de curso voltado ao empreendedorismo também ajuda na competição.

Estarão disponíveis no site http//desafiouniversitarioempreendedor.sebrae.com.br os jogos: Escritório Topia, Vila do Empreendedor, Tapioca Manager, O Chefe, Vendendo seu Peixe, Minha Boutique, Fazendinha de Negócios, Meu Primeiro Milhão, Hora de Liderar e Negócio Quente.

Eles foram selecionados por meio de concurso promovido este ano para escolher aplicativos com temas de gestão empresarial para o público universitário.

Prêmios

Os três primeiros colocados de cada unidade da federação receberão um smartfone, um kit estudante e um troféu.

A final nacional será disputada em novembro presencialmente, pelos três estudantes mais bem posicionados de cada estado. Eles participarão de atividades em que terão que lidar com situações de convivência, administração do tempo para cumprir os prazos e tomar decisões gerenciais que definirão o sucesso da empresa.

Os prêmios para os três primeiros lugares nacionais são um tablet, uma viagem internacional de até dez dias a um centro de referência mundial em empreendedorismo e um troféu. Os vencedores conhecerão universidades, instituições de fomento e empreendimentos locais.

A nova ferramenta substitui o antigo Desafio Sebrae, jogo simulador de negócios que durante 13 anos teve a participação de mais de um milhão de estudantes.