Após dez dias de interação entre autores, livreiros e o público, encerrou ontem, 8, em clima de festa, a 12ª edição do Salão do Livro do Piauí – Salipi. Com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Piauí – Ufpi e show de humor de João Claudio Moreno, a equipe da Fundação Quixote, entidade organizadora do Salão, anunciou o historiador Monsenhor Chaves como o grande homenageado do evento no próximo ano.

Os professores  Cineas Santos, Luiz Romero, Jasmine Malta, Edilva Barbosa e Kássio Gomes, da Fundação Quixote, agradeceram a todos os que participaram direta e indiretamente da semana dedicada aos livros e comemoraram o sucesso do evento na Ufpi.

Lembrando do início simples do Salão, o professor Cineas Santos agradeceu ao público por acreditar no evento desde a primeira edição. “Não havia dinheiro para nada, mas fomos sucesso com o público, que desde então vem querendo mais atividades, palestrantes melhores, um evento cada vez maior”, afirmou. “E apesar das críticas, a mudança para a Ufpi foi positiva”, completou Cineas.

“Toda mudança traz transtornos, e agradecemos ao público por ter arriscado e apoiado a mudança do Salão da Praça Pedro II até a Ufpi”, disse Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote. Ele aproveitou o momento para anunciar o historiador Monsenhor Chaves como o grande homenageado da próxima edição do Salão. “Isso comprova o caráter multicultural do Salipi, que não homenageia somente nomes da literatura”, explicou Kássio.

A 12ª edição do Salão do Livro do Piauí aconteceu no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí, de 30 de maio a 8 de junho, com palestras internacionais, lançamento de livros, oficinas e estandes de vendas.