A Fundação Quixote lançou na noite da quinta-feira (19), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Teresina, a 14ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). Este ano o evento terá atrações como o ex- Kid Abelha Leoni, a escritora mineira, Paula Pimenta, o jovem conhecido nas redes sociais, Zack Magiezi, a Vlogueira carioca Jout Jout, Dr. Misael Montenegro Filho, Luiz Felipe Pondé, Marcos Bagno, o poeta Nicolas Behr, o pedagogo Casemiro de Medeiros Campos, Uelinton Farias, Gustavo Lacombe, Cineas Santos, dentre outros.

A programação acontece de 10 a 19 de junho, no espaço Rosas dos Ventos, na UFPI, com lançamento de livros, oficinas e palestras de escritores e intelectuais convidados. “ Queremos consolidar o Público jovem dentro do Salão, essa é uma das maiores apostas deste ano. Antes nós pensávamos em uma programação e a juventude pensava em outra, estávamos andando na contramão do público que nós mais precisamos atrair, que é o público jovem. Então começamos a pesquisar para saber quais os nomes que eles gostariam de ver dentro do Salão. Fizemos essa pesquisa em sala de aula, com a ajuda dos professores e deu certo. Vamos trazer três grandes palestrantes voltados para este público que é a Paula Pimenta, Zack Magiezi e Jout Jout. Eu acredito que acertamos e a tendência é isso se consolidar”. Destaca o Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

Em sua décima quarta edição, o SALIPI tem como tema “Onde eu não estou as palavras me acham”, frase do poeta brasileiro Manoel de Barros. O grande homenageado desta edição é o escritor piauiense Álvaro Pacheco, que já confirmou presença no evento. Serão lembrados ainda o centenário de nascimento do poeta Manoel de Barros, do escritor português, Virgílio Ferreira, do maior escultor piauiense, Mestre Dezinho e do filólogo brasileiro, Antonio Houais.

Para o presidente da CDL de Teresina, Evandro Cosme, a parceria entre a entidade e a Fundação Quixote é promissora. “Somos parceiros há três anos desse grande evento e vamos dar continuidade em todas as edições. Iniciamos essa parceria ao lançarmos um livro que falava sobre a história do comércio e fomos extremamente bem recebidos por essa equipe que até hoje, faz dessa parceria um sucesso”, disse Evandro.

O Salão do Livro do Piauí contará com a participação de palestrantes nacionais e locais, além de bate-papo literário, apresentações artísticas, musicais, programação infantil, lançamento livros, feira de livros, dentre outras atividades.