Com show do humorista João Cláudio Moreno, será lançado nesta quinta-feira, 21, mais uma edição do Salão do Livro do Piauí – Salipi. O evento, que continua a ser realizado no campus da Universidade Federal do Piauí, acontece esse ano de 05 a 14 de junho. O lançamento acontece às 19h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina.
Para Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, entidade organizadora do evento, existe um Piauí antes e depois do Salão. “É grande a importância do evento para o Estado. O Salipi ajudou a divulgar as potencialidades do Piauí, sua riqueza cultural, seus autores. Por isso é mais do que uma obrigação nossa e das instituições públicas e privadas de mantes o evento. Ele não se faz de um dia para o outro, e é realizado por vários segmentos, especialmente o público, que não aceita mais a não realização do Salão”, explicou o presidente. “É uma necessidade manter o Salipi para manter viva a cultura e fazer com que sejamos vistos lá fora de maneira positiva”, completou Kássio.
Com o tema “A leitura nutre a inteligência”, o Salipi será realizado no Espaço Rosa dos Ventos na Ufpi. O tema propõe uma reflexão sobre o que está sendo consumido como arte literária. Este ano o homenageado será o historiador Monsenhor Chaves. Durante dez dias o público contará com palestras, lançamentos de livros, oficinas e estandes de vendas.
“O Salipi é importante principalmente para as futuras gerações, para as crianças. Muitas delas criaram o hábito da leitura através do Salão”, lembrou Kássio Gomes. “Mesmo com todas as dificuldades, o Governo e a Prefeitura reafirmaram suas parcerias e o evento acontecerá com o mesmo brilho e qualidade de sempre”, finalizou o presidente.