Conforme o decreto estadual novos setores estarão autorizados a reabrir a partir desta segunda-feira (20) no Piauí, desde que atendam aos protocolos apresentados pelo governo do estado. Conforme o decreto, a flexibilização depende do crescimento da transmissibilidade do coronavírus ou aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI.

O governo divulgou um cronograma com o retorno do funcionamento de diversos setores do estado, incluindo praias piauienses e shoppings. A flexibilização tem três classificações feitas com base no impacto econômico e depende do risco epidemiológico, que será avaliado de acordo com as regiões do estado e a situação de cada uma quanto à rede de assistência à saúde.

Atividades autorizadas a funcionar no Piauí:

Indústria de produtos químicos, médicos e farmacêuticos
Fabricação de móveis
Geração de Transmissão de energia elétrica e combustíveis gasosos
Comércio varejista e atacadista de produtos químico, médicos e farmacêuticos (de uso humano e animal)
Comércio varejista e atacadista de móveis e eletrodomésticos, exceto em centros comerciais e shopping center
Pet shop e alojamento de animais
Transporte, armazenagem e Correio

Em Teresina, a segunda etapa da fase 1 da retomada da economia iniciará nesta segunda-feira (20). A reabertura estava prevista para acontecer dia 13, contudo, foi adiada em decorrência aos baixos níveis de isolamento social e o funcionamento clandestino do comércio no Centro da capital.

Assim com o governo, a Prefeitura de Teresina divulgou as datas das novas fases da reabertura das atividades. Cada uma das próximas duas fases terá duas etapas, com as atividades voltando a funcionar de maneira gradativa. Os estabelecimentos deverão seguir os protocolos definidos por setor.

O descumprimento do decreto municipal por qualquer estabelecimento, serviço e atividade, que esteja em funcionamento ou que não esteja permitido funcionar, resultará na aplicação de multa, interdição total da atividade e cassação de alvará de localização e funcionamento.

Atividades autorizadas a funcionar em Teresina:

Setores de concessionárias
Vendas de peças e automotivo, utilizando o sistema de delivery ou drive-thru