A campanha Liquida Teresina 2014”

A Câmara de Dirigentes Lojista (CDL) de Teresina iniciou de forma inovadora a campanha Liquida Teresina, no período de 28 de agosto a 06 de setembro. O projeto desenvolvido pela entidade lojista levou cerca de cinco meses para sua execução, realizando reuniões, contratação de vendedores, treinamentos de lojistas e colaboradores, distribuição de urnas e cupons, sorteios e entrega de prêmios.

O primeiro passo para esse projeto teve início no dia 14 de maio do corrente ano, com a reunião do presidente da CDL de Teresina, Evandro Cosme, com os diretores da Start Consultoria, Bernardo Farias e Adelmo Freire, empresa que foi parceira na realização do projeto em Teresina, onde apresentaram o modelo que a campanha seria executada na capital.

Com o projeto em mãos o presidente Evandro Cosme iniciou uma série de reuniões com autoridades, lojistas e bancos oficiais para a execução do projeto. Em 04 de junho, foi realizada uma reunião com o secretário da Fazenda do Estado, Mário Lacerda, lojistas e diretores da entidade, onde foi apresentado oficialmente o projeto Liquida Teresina, que recebeu o apoio dos participantes.

Dando mais um passo para a realização da campanha Liquida Teresina, Evandro Cosme, realiza no dia 11 de junho, uma reunião com representantes de bancos oficiais (Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal) e diretores do grupo Jorge Batista/Globo para apresentar o projeto. Durante o encontro, Evandro Cosme, explicou aos convidados que a Liquida Teresina deveria se tornar mais uma data forte para o setor varejista, perdendo apenas para o Natal.

Ainda no mesmo dia, o presidente da CDL de Teresina visita o prefeito de Teresina, Firmino Filho, para apresentar a campanha. Para Firmino, o evento é interessante e importante para a cidade. “A prefeitura de Teresina dará todo o apoio necessário para que o projeto seja realizado na capital e possa gerar ainda mais renda e facilidade para as pessoas”, finalizou o prefeito durante a apresentação.

Em reunião realizada no dia 18 de junho, o Governo do Estado do Piauí, através da Secretária de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico- SEDET, Patrícia Freitas, confirmou sua participação na maior campanha do varejo.

Outra grande parceria foi firmada para a execução do projeto, que desde da primeira reunião apoiou a Liquida Teresina. O Sebrae – Piauí, através do superintendente em exercício, Ulysses Morais e do presidente do Conselho Deliberativo, José Elias Tjara, foi a entidade responsável pelos treinamentos a lojistas e colaboradores do comércio que estavam participando da campanha, assim como a palestra proferida pelo ex-ministro Ciro Gomes.

Durante todo o mês de julho a CDL e o Sebrae-PI realizaram workshops e palestras apresentando para as lojas participantes como melhorar as vendas durante o período de campanha.

Logo após, foi a vez de fechar as parcerias com os shoppings de Teresina. O shopping Riverside, reuniu no dia 27 de junho, seus lojistas para apresentar a campanha. Cerca de 50 empresários estiveram reunidos com o diretor da Start Consultoria, empresa organizadora do evento, Adelmo Freire, para conhecerem mais detalhes sobre o projeto.

O Teresina Shopping, também, reuniu seus lojistas, no dia 02 de julho, para realizarem a  campanha. A reunião contou com mais de 150 empresários que confirmaram a participação no maior evento do varejo na Capital. Durante o encontro Adelmo Freire apresentou a dinâmica do Liquida, as capitais onde já acontece o mesmo evento e a expectativa da CDL de Teresina para o sucesso do projeto.

Vale destacar que durante o período de elaboração do projeto, também foi realizado reuniões com grupos empresariais como: Pintos Magazine, Comercial Carvalho, Noroeste, Credishop, Armazém Paraíba.

Já no início de julho a Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina começou uma seleção de vendedores que formariam o time de consultores para a venda e apresentação da campanha para lojistas de toda a cidade.

Ao todo foram contratados dez vendedores, que visitaram todas as lojas da cidade, incluindo pontos de vendas do centro e bairros. A Liquida Teresina contou com mais de 1.500 pontos de vendas que aderiram a campanha.

Com a equipe de vendas preparada, a CDL de Teresina inicia a campanha nas ruas por meio de panfletos, outdoors e cartazes nas lojas participantes e através das mídias televisivas, jornais, portais e rádios. Durante todo o período da Liquida Teresina foram mais de mil inserções em TV’s, duas mil chamadas em rádios e anúncios diários nos três maiores jornais da cidade. Vale destacar que todas as peças publicitárias possuíam as logomarcas dos apoiadores do projeto.

Para lançar oficialmente a Liquida Teresina, no dia 06 de agosto, a CDL de Teresina trás para a Capital o ex-ministro, Ciro Gomes, que conversou com empresários, autoridades e parceiros da campanha sobre o cenário econômico brasileiro e a importância de eventos como esse para a nossa economia. O encontro mobilizou mais de 500 lojistas e associados das diferentes esferas do varejo, serviços e shoppings.

Após a abertura oficial, a campanha ganha as ruas da cidade, sendo possível o consumidor participar da grande promoção em qualquer região de Teresina. Foram mais de 1. 500 pontos de vendas que ofereceram descontos reais de até 70% para os consumidores, aumentando as vendas e fidelizando clientes.

Durante 10 dias, os consumidores aproveitaram grandes liquidações e descontos. A cada R$ 25 reais em compras nas lojas credenciadas foi entregue um cupom, que deveria ser preenchido e depositado em urnas espalhadas pela cidade. Ao final do evento concorreriam ao sorteio de um carro de 0Km, 5 caminhões em prêmios e 5 TV’s de 50”

Ao longo da campanha Liquida Teresina, as empresas participantes e apoiadores do projeto, também realizaram campanhas publicitárias com atrativos e descontos ofertados pelas mesmas.

Durante o período de campanha, realizada de 28 de agosto a 06 de setembro, a entidade lojista realizou uma série de ações no centro da cidade. Durante as manhãs dos sábados (dia de maior movimentação do comércio) uma banda de música visitou as lojas que estavam participando da campanha Liquida Teresina para divulgar a promoção. Na ocasião foram distribuídos panfletos explicando o regulamento, atividades desenvolvidas, prêmios e as lojas que estavam participando.

Durante esse período, também foi encartado no jornal Diário do Povo um informativo sobre a Liquida Teresina, mostrando as lojas, parceiros e prêmios da campanha.

Com mais de 3 milhões de cupons participantes, a campanha Liquida Teresina teve fim no dia 06 de setembro. Após esse dia a CDL de Teresina deu início a uma nova etapa a conclusão da campanha com o sorteio e entrega de prêmios.

O sorteio dos prêmios ocorreu no dia 25 de setembro, no auditório Jesus Elias Tajra  Filho, às 10h da manhã. Uma piscina com mais de 3 milhões de cupons chamava a atenção das pessoas que estavam acompanhando o sorteio.

Para a realização desta penúltima etapa foram convidados os apoiadores do projeto e diretores da entidade: Prefeitura Municipal de Teresina, Sebrae Piauí, o Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Claro, Credishop, Fecomércio e Sindilojas.

A consumidora Francisca R. G. Morais levou o prêmio mais cobiçado da promoção, um luxuoso Citroen C4 Lounge. Outros 10 participantes também foram contemplados com caminhões de prêmios e TV’s de 50 polegadas. Os vendedores que realizaram as venda dos cupons premiados, também, ganharam cada um, um aparelho tablet de última geração.

Lista dos ganhadores:

Prêmio: Carro Citroen C4 Lounge

GANHADORA – FRANCISCA R. G. MORAIS

EMPRESA ONDE COMPROU: COMERCIAL CARVALHO

Prêmio: caminhão de prêmios

1º – GANHADORA – DENISE SILVA LIMA CARDOSO

EMPRESA ONDE COMPROU: PARAÍBA

2º – GANHADORA –MARIA DOS MILAGRES ALMEIDA BEZERRA

EMPRESA ONDE COMPROU: PINTOS

3º – GANHADORA –MARIA ADRIANE O. DE CARVALHO

EMPRESA ONDE COMPROU: JOALHERIA RUBI

4º – GANHADORA –MARIA DO ROSARIO L. DOS SANTOS

EMPRESA ONDE COMPROU: PINTOS

5º – GANHADOR – RONALDO SOUSA FILHO

EMPRESA ONDE COMPROU: DINOLÂNDIA

Prêmio: 5 TV’S de 50 polegadas

1º – GANHADOR – DEUSDETE SANTANA PACHECO

EMPRESA ONDE COMPROU: JOALHERIA RUBI

2º – GANHADORA –EVELINE DA SILVA MOURA

EMPRESA ONDE COMPROU: PARAÍBA

3º GANHADOR – MARIO MENDES DA SILVA

EMPRESA ONDE COMPROU: PARAÍBA

4º – GANHADORA – MARIA EDUARDA DE PAULA SANTOS

EMPRESA ONDE COMPROU: PINTOS

5º – GANHADOR – RONALDO DOS SANTOS SOUSA

EMPRESA ONDE COMPROU: MERCADINHO DO TRABALHADOR

Encerrando a maior campanha do varejo já realizada em Teresina, a entidade convidou os ganhadores, lojistas e apoiadores do projeto para um almoço no Luxor Hotel, realizado no dia 09 de outubro, onde realizou a entrega formal dos prêmios.

O presidente da entidade, Evandro Cosme, destacou a dimensão que a campanha ganhou em toda a cidade. “Essa é a primeira campanha que uma entidade de classe realiza e consegue reunir desde as grandes magazines até os pequenos empreendedores individuais. Foram mais de 3 milhões de cupons, 130 milhões de reais em vendas, ou seja, mais de 2 milhões de pessoas que disseram: “Eu acredito na Liquida Teresina, Eu acredito na CDL de Teresina, isso para a gente é uma abraço de duzentas milhões de vezes”, contou Evandro.

Foram entregues 11 prêmios aos consumidores e os tablets aos vendedores, cinco televisores de 50’, cinco caminhões de prêmios e um Citroen C4 Louge, que deixaram os contemplados muito satisfeitos.

Um deles foi Antônio Reinaldo Soares, que recebeu um caminhão de prêmios e doou para a Diocese de Oeiras. A ganhadora do Citroen C4 Louge, Francisca Ribeiro Gomes também manifestou sua satisfação. Ela concorreu com 10 cupons, oriundos de uma compra no supermercado Comercial Carvalho e faturou o maior prêmio da Liquida Teresina.“Nunca tinha ganho nada em sorteios e de repente um carrão desses. Estou muito feliz”, afirmou Francisca.

Agora a CDL de Teresina, dá inicio aos preparativos para as 2ª edição da campanha, que deverá ter uma maior dimensão em 2015. A Liquida Teresina, atualmente, é a segunda maior data para o varejo, perdendo apenas para o Natal.