O setor de serviços registrou no Brasil crescimento nominal de 8,8% em outubro de 2013, na comparação com igual mês do ano anterior, aponta nesta quarta-feira (18) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é inferior à observada em setembro, de 9,7% (índice revisado), mas é superior à de agosto, de 6,6%.

No acumulado do ano até outubro, a taxa ficou em 8,5%, mesma variação do acumulado em 12 meses.

Em outubro sobre setembro, os serviços prestados às famílias registraram variação de 12,6%. Os serviços de informação e comunicação, de 7,9%. Os serviços profissionais, administrativos e complementares, subiram 7,2%. Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registraram alta de 9,9% e outros serviços, de 9,7%.

Regiões

Em outubro, todas as unidades da federação apresentaram variação nominal positiva em relação ao mesmo período de 2012.

As maiores taxas foram observadas no Distrito Federal (16,6%), Alagoas, Mato Grosso e Santa Catarina (em torno de 14,0%) e Tocantins (13,5%). Roraima registrou a menor variação (1,6%), seguido de Piauí (3,2%) e Rio Grande do Norte (3,8%).