O mundo do empreendedorismo digital funciona em mundo paralelo, no qual os números de crescimento dependem exclusivamente de cada empreendedor, defendeu Bruno Pinheiro, especialista em marketing digital, para mais de 500 pessoas no auditório do World Trade Center (WTC) de São Paulo, nesta sexta-feira (27), primeiro dia do II Congresso Negócios Online de Sucesso (NOS).

Para o especialista, essa é uma forma de negócio ainda pouco explorada no Brasil e muitas pessoas, principalmente jovens, estão começando a considerar como uma oportunidade para fugir da crise e também do desemprego, ou até mesmo para alcançar a independência nos negócios.

“Cada um determina o seu sucesso ou seu fracasso. No empreendedorismo digital, tudo depende exclusivamente do empreendedor. Os problemas também surgem neste tipo de negócio, mas temos mais flexibilidade para trocá-los por soluções. O presente é o momento ideal para mudar cenários e tomar rumos diferentes”, explicou.

No congresso, que reuniu profissionais interessados em investir nesse segmento, Pinheiro explicou os primeiros passos para ingressar com um negócio online.

1. Ter um propósito é fundamental para direcionar a carreira/negócio no marketing digital.
2. É necessário ter convicção que ama o que faz. Esse é o caminho para o sucesso.
3. Em um cenário de crise, acreditar no seu negócio será um diferencial no mercado.
4. “Chute para o gol”. Não tenha receio de colocar em prática. Para que tudo se torne realidade é preciso fazer. Não adianta ficar com a bola no pé e não chutar para o gol. Se errar, chute outras vezes até acertar.
5. Se não há resultados, então mude o pensamento. Cada um escolhe o seu pensamento e, consequentemente, seus rumos.
6. “Você é a média das cinco pessoas que você mais convive”. Procure se relacionar com pessoas inspiradoras do seu ramo, isso lhe abrirá novos caminhos e abrirá a sua mente, ampliando o seu conhecimento.
7. Tenha uma rede de relacionamento.