Segundo a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), as vendas a prazo do varejo registraram alta de 5,07% em janeiro, sobre o mesmo mês de 2013. O resultado ficou acima da média esperada pela entidade para o ano de 2014, de 4,5%.

Segundo Roque Pellizzaro, presidente da CNDL, o desempenho acima do esperado pode ser explicado pelas queimas dos estoques de Natal, quando as vendas cresceram em ritmo fraco. “Como, em dezembro, elas ficaram aquém das expectativas, os estoques das lojas passaram um pouco de onde deveriam estar e as liquidações de janeiro foram muito mais fortes neste ano”, explica.

Já a inadimplência dos consumidores no varejo cresceu 7,84% em janeiro, bem acima da expectativa para o ano, de 2,5% a 3%. “Historicamente, a inadimplência cresce muito em janeiro, em virtude do desarranjo orçamentário das famílias no fim do ano”, afirma Pellizzaro. Mas, segundo ele, isso não deve comprometer o momento de desaceleração da inadimplência pela qual passa o mercado consumidor.

Para o presidente da CNDL, o mercado brasileiro está mais amadurecido. “Amadureceu no aumento da renda, na empregabilidade e principalmente no crédito. Não conseguimos ver em 2013 aumento expressivo na concessão de crédito e isso deve continuar em 2014″, destaca.

Fonte: O Estado de S. Paulo