O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI) Sávio Normando, representou o estado na National Retail Federation (NRF) Big Show 2016, a maior feira de varejo do mundo, que aconteceu em Nova York. O evento é realizado há mais de 100 anos, sempre em janeiro, e consegue reunir varejistas de todo o Brasil e de outros países.
Nos últimos anos, o Brasil tem sido a maior delegação presente no evento, com o maior número de participantes. Este ano passaram pela NRF 35 mil pessoas e só a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) levou mais de 200 executivos, entre os quais está o presidente da Federação.
Para Sávio Normando, todo o regime lojista ganha em participar do evento. “Na feira foram apresentadas as tendências do varejo no mundo. Foi falado sobre as novas tecnologias, o comportamento do consumidor e o cenário econômico. O evento se tornou uma fonte de informação inquestionável”, afirma o presidente da Federação.
Outro assunto bastante abordado e que chamou atenção dos participantes foi a importância das pessoas para uma organização. O evento contou com quatro dias de conteúdo (com palestras simultâneas), networking em todas as atividades e atualização de tendências, tecnologias e soluções com a Expo Hall (área de exposições).
Segundo o presidente Sávio Normando, na NRF são vistas tendências, que podem ser implantadas no estado, desde que se adequem a sua realidade. “É como um desfile de moda. São apresentadas tendências na área do varejo aos participantes e você analisa como aquilo pode se adequar a sua realidade”, comenta.
O evento chegou este ano a sua edição de número 105, iniciou dia 17 de janeiro e finalizou dia 19, trazendo em sua última palestra o tema “O futuro de tudo: As principais tendências para antecipar o que há de novo para 2016 e além”, ministrada pela CEO e presidente do Conselho Havas de relações públicas da Global Collective, Maria Salzman. A CEO mencionou as principais mudanças que estão prestes a influenciar e moldar o futuro do varejo.
O vício pela tecnologia e a nova era de aplicativos também foram pontos fortes da palestra. Para a CEO, ter um app é praticamente uma obrigação, mas ele precisa ser útil e conveniente. “No mínimo, você tem de ter uma versão otimizada de seu site para dispositivos móveis. Você não tem ideia de quantos varejistas de renome têm sites móveis que fazem suas marcas parecerem lojas onde não se encontra nada que se procura”, alertou.
Em 2015, a NRF reuniu 33.000 pessoas, cerca de 60% do público geral do evento foram formados por altos executivos e presidência de empresas. Além disso, foram representados mais de 80 países, sendo que o maior número internacional da NRF foi o Brasil com 1.877 pessoas. É o evento internacional mais visitado por varejistas brasileiros.
Para a presidente da CNDL Honório Pinheiro, “o evento é a oportunidade que os varejistas tem para aprender sobre as tendências, atuais e futuras, e assim já antecipar os negócios”. “Essa é a forma de nos tornarmos mais competitivos, além de aumentarmos os lucros”, complementa Honório Pinheiro.