Nossa entidade, CDL de Teresina, nesse início de ano reconhece que em 2013, mesmo vivendo os percalços de nossa política brasileira e muito especialmente do gerenciamento de nossa economia nacional, o VAREJO conseguiu crescer.

Nosso Estado, o Piauí, cresceu mais que a média nacional (BRASIL 11,25% e PIAUÍ 12,24% – Fonte: IBGE – Novembro/2013). Estamos trazendo para o ano novo, pendências que já deviam ter sido resolvidas, como o Projeto de Lei -PLC 2000/2012- que extingue a multa adicional de 10% do FGTS paga pelos empregadores; trazendo também a escalada dos juros que inibe o consumo, promove inadimplência e maltrata todos que estão comprometidos com produção e consumo.

Vem para o ano novo, também, o atraso nas obras de infraestrutura, dos aeroportos, das usinas de geração de energia, a Transnordestina… No Piauí, o programa “Luz para Todos”, nossa energia e o nosso aeroporto de Teresina, que não se sabe nem o que será feito em 2014!

Temos muito que trabalhar nesse ano, inclusive cobrar mais nossos direitos cidadãos, temos que continuar com nosso comportamento otimista, mas devemos aprimorar nossa capacidade de reivindicar o respeito, criticar o que nós empresários e empreendedores sofremos com a burocracia e a lentidão nas respostas do poder público às nossas justas demandas.

Com nossas dificuldades e com nossos percalços, ainda assim estamos no começo do ano. Vamos embarcar na aventura desses dias de 2014, com fé, esperança e muita coragem.