O Piauí é o primeiro estado brasileiro a ter um escritório físico na Estônia. O Investe Piauí Estonian Trade Office foi inaugurado doa 4 de abril em Tallinn, pelo governador Rafael Fonteles e demais componentes da missão piauiense em viagem ao país europeu. O espaço visa facilitar a internacionalização de empresas piauienses que buscam oportunidades no mercado europeu e servirá ainda como apoio aos demais estados brasileiros que queiram seguir o exemplo piauiense de governança digital.

Na oportunidade, foi lançado o Programa de Governo Digital do Piauí com o uso da plataforma X-Via e RG Digital. O Piauí se torna o primeiro estado do Nordeste e o segundo do Brasil a implementar a tecnologia estoniana de compartilhamento de dados entre órgãos governamentais. A iniciativa trará mais agilidade e segurança para o serviço público.

O governador Rafael Fonteles destacou que a adesão à plataforma é a primeira etapa para a digitalização do Estado. “A população ter acesso a melhores serviços, mais rapidamente, para que possam se dedicar à geração de valor para suas famílias, para sua comunidade e para seu estado. Os números são impressionantes. Você gastar três dias de trabalho para resolver um processo e isso cair para 30 minutos é um ganho de produtividade gigantesco”, argumentou Fonteles.

Durante a inauguração do escritório também foi lançado o curso de Governança Digital, oferecido a servidores públicos do Piauí, pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Sead). “O escritório já abre com um curso de governo digital para 500 pessoas, que mostram toda essa jornada empreendedora digital do estado”, comentou o presidente do Investe Piauí, Victor Hugo.

Rafael Fonteles afirma que o Piauí deve ser um exemplo a ser seguido pelo Brasil, por sair na frente na implantação da governança digital. “Temos uma consciência de que para o Brasil, com 210 milhões de habitantes, 27 estados e inúmeras legislações, é um desafio muito grande fazer o que a Estônia fez sendo um país menor. Mas não tenho dúvida que o que iremos fazer lá de forma muito contundente, rápida e com benefícios claros e imediatos para o povo do Piauí, o Ministério de Inovação irá utilizar como parâmetro para os demais estados”, destacou Rafael.

O lançamento do escritório e assinatura do documento de formalização da Câmara de Comércio Digital Piauí e União Europeia foram prestigiados por representantes da prefeitura de Tallinn, do governo estoniano, pelo futuro embaixador da Estônia no Brasil, pelo embaixador do Brasil na Estônia, José Piras, além da comunidade empreendedora, que é o foco principal do lançamento da câmara.

Câmara de Comércio Digital
A Câmara de Comércio Digital Piauí e União Europeia visa estreitar laços comerciais com o velho continente. O organismo é uma articulação entre governo, academia e representantes privados para compartilhar experiências e se comprometer a estimular investimentos e desenvolver potencialidades entre o Piauí e a Estônia.

Para Rafael, a Câmara é uma porta de entrada das startups desenvolvidas pela Estônia e pelo Brasil. “Aqui temos um espaço de coworking na Estônia para tornar mais tangível essa Câmara de Comércio. Há muitas oportunidades no Brasil para startups europeias e as brasileiras têm a possibilidade de aproveitar todo o comércio europeu através da câmara”, pontuou.

Hidrogênio verde
Outro ponto de destaque na solenidade foi o estreitamento das relações de empresas estonianas que trabalham com o hidrogênio verde, o combustível do futuro. O Piauí busca se apresentar como uma referência brasileira na geração de energias limpas (eólica e solar) e combustíveis que visam um futuro neutro na geração de carbono.