Os pedidos de falência voltaram a cair em novembro, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (9). Ao todo, foram registradas 131 solicitações, contra 181 em outubro – o maior número de requerimentos do ano – e 136 em novembro de 2012.

De janeiro a novembro deste ano, foram contabilizados 1.638 requerimentos, contra 1.790 no mesmo período do ano anterior.

Do total de pedidos em novembro, 75 foram de micro e pequenas empresas, 27 de médias e 29 de grandes.

De acordo com os economistas, a menor quantidade de dias úteis em novembro sobre (20 contra 23) e a continuidade da trajetória de recuo dos níveis de inadimplência dos consumidores favorecerem o recuo nos pedidos de falências em novembro, apesar das empresas estarem enfrentando uma situação de elevação de custos financeiros por conta dos sucessivos aumentos das taxas de juros.