Os eventos do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), continuam percorrendo o Brasil. Neste sábado (27), foi a capital piauiense, Teresina, que recebeu o projeto. A ação foi realizada dentro da programação da 24ª Convenção Lojista do Piauí, organizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado (FCDL-PI).

O objetivo é mobilizar os varejistas de forma a estimular a discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços. Neste tipo de encontro, são tratados protagonismo (como os líderes devem atuar para tomar a frente da defesa dos interesses do varejo), ética (conjunto de regras e preceitos que os líderes devem seguir para estar de acordo com as expectativas morais e legais nas relações de defesa do setor varejista) e associativismo (de que forma os líderes devem atuar para garantir que o interesse coletivo se sobreponha aos interesses individuais).

“É gratificante observar que o estado do Piauí está incluído no roteiro de uma iniciativa do porte do Políticas Públicas 4.0. Esta ação é fundamental para qualificar nossas lideranças empresariais sobre a urgência e a importância da mobilização empresarial no desenvolvimento do varejo brasileiro”, acredita o presidente da FCDL-PI, Sávio Normando.

A palestra “O papel do empresário na melhoria do ambiente de negócios” foi conduzida por Nilmar Paul, especialista com mais de 15 anos de experiência em cooperação empresarial, empreendedorismo coletivo e vendas. Paul abordou o estímulo à cooperação entre empresários para a evolução no nível de competitividade. “Quando se desenvolve um projeto, é necessário pensar em trazer mais atores para atuarem na iniciativa, afinal, mobilização gera solução. A cultura da cooperação depende fortemente de um tripé: conviver para conhecer, conhecer para confiar, confiar para construir. Sempre que me organizo fico mais forte. Quanto mais eu convivo, mais eu construo”, explicou.

O consultor da GS&Friedman destacou os comportamentos essenciais à cooperação: “visão geral, boa convivência com as diferenças, respeito, confiança mútua, participação e disposição para agir, complementariedade, solidariedade, autonomia, aprendizado e sentimento de igualdade são fundamentais para a colaboração empresarial e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento de qualquer setor”. Na contramão desses comportamentos colaborativos, segundo Paul, falta de confiança, paternalismo, incredulidade, deslealdade, mentalidade competitiva, individualismo, passividade, imediatismo, inconstância e ausência de líderes são obstáculos à cooperação empresarial.

Respondendo à pergunta “por onde começar a colaborar?”, Paul deu algumas dicas. “Participe ativamente da sua CDL, leve suas causas, veja se elas têm relevância, organize sua causa, preveja reuniões de monitoramento, comunique fatos e dados do andamento, e sempre seja transparente com os envolvidos”.
Convenção Lojista do Piauí – A 24ª edição do evento reúne cerca de 500 pessoas, entre empresários locais, líderes de CDLs do estado e estudantes. A abertura do encontro, na noite de sexta-feira (26), contou com palestra magna do vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Ele falou sobre a participação do setor varejista na economia brasileira, a participação dos lojistas na captação de tendências de mercado e citou a necessidade de desburocratizar os processos e trabalhar no sentido de uma reforma tributária no país.

“O empreendedor brasileiro enfrenta desafios como o baixo dinamismo da nossa economia e um ambiente de negócios burocrático, defasado e pouco competitivo. O Brasil precisa mudar para conquistar seu lugar em um ambiente global, cada vez mais complexo, instável e competitivo. Precisamos que nossos mercados funcionem de maneira eficiente para que a competência e dedicação de nossos empreendedores seja devidamente recompensada”, disse.

A 24ª Convenção Lojista do Piauí segue ao longo do sábado (27) com palestras que abordam inovação, criatividade, gestão, mobilização empresarial e associativismo. A lista de palestrantes inclui nomes de peso: a sócia-fundadora da G2 Capital e “tubarão” do programa Shark Tank Brasil, Camila Farani; o cofundador da HSM, José Salib Neto; o especialista em cooperação empresarial Nilmar Paul; o diretor de criação da Publicis Brasil Samuel Normando; e o professor da WP Carey School of Business da Arizona State University e da Universidade Politécnica de Hong Kong Rivadávia Drummond sobem ao palco do Centro Universitário Uninovafapi para debates relevantes para a melhoria do ambiente de negócios no estado e no país.