A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí (FCDL-PI) realizou na noite de ontem (07), a palestra “Empresa Familiar: O show tem que continuar”, ministrada pelo especialista da FGV, Ricardo Franco Teixeira.

O encontro reuniu cerca de 100 pessoas entre associados, empresários e estudantes que tiveram uma visão abrangente sobre a dinâmica e os mecanismos de funcionamento da empresa familiar e, ao mesmo tempo, aprenderam técnicas e ferramentas gerenciais importantes para o dia a dia do negócio.

Ricardo Teixeira apresentou dicas de como escolher o sucessor ideal para gerir a empresa familiar e como saber se a escolha vai garantir a longevidade dos negócios da família.

“Não temos um modelo de gestão familiar no Brasil, nem no mundo. A sucessão, que é um ponto delicado, se dá mais de forma emocional do que racional. Mas, alocar os melhores talentos nas posições mais adequadas garante a longevidade, a sobrevivência dos negócios e é sobre isso que vamos conversar hoje à noite”, explicou Teixeira.

O especialista ainda respondeu a dúvidas dos presentes e deu três dicas básicas como referência para uma boa sucessão: 1 – O sucessor não pode ser o filho de maior predileção do fundador da empresa; 2- Tem que ser o familiar mais preparado para o cargo, a partir das habilidades; 3 – É necessário haver uma seleção interna, com pelo menos três concorrentes ao cargo, na qual será escolhido o mais competente, por consenso.

A jovem empresária Larissa Silva, deve ser a sucessora do pai em uma empresa de alimentos, e ficou atenta a cada detalhe ensinado pelo palestrante. “Adorei a palestra, aprendi bastante. Estou levando grandes ensinamentos e sem dúvidas me ajudou a despertar para assuntos que ainda não tinha conhecimento”, conta.

A palestra foi uma parceria da entidade lojista com a instituição de ensino Uninovafapi.