Apesar de toda inovação e facilidade na comunicação entre pessoas, o quesito redes sociais trazem muitas opiniões e discussões, tanto a favor, quanto contra. Muitos profissionais se sentem obrigados a utilizar o WhatsApp como meio de comunicação interna no trabalho, enquanto outros preferem o uso da mais famosa e utilizada ferramenta.

Certa vez vi uma reportagem abordando o uso de aplicativos no ambiente de trabalho. O assunto tratava de uma forma de “fiscalização” dos funcionários numa empresa americana, onde os profissionais eram rastreados por um aplicativo e a empresa monitorava seus funcionários 24 horas do dia. O que posso dizer disso? Uma falta de respeito e de privacidade. É bem possível que haja empresas que não possuem controle em relação à demanda de tarefas, por isso, muitas misturam o bem pessoal com a necessidade da empresa.

Dependendo do segmento e estrutura interna da empresa, a utilização do WhatsApp é considerada como uso indevido e vicioso, desde quando não há controle no processo de informações, causa a falta de atenção dos profissionais e ocorre a cobrança de tarefas para serem cumpridas fora do expediente. Por outro lado, o aplicativo é necessário e benéfico dependendo a área de atuação, funciona como uma corrente de comunicação para interligar cliente e empresa. Em muitos casos utilizados nas áreas de vendas e prestação de serviços.

Se dermos uma pesquisada, vamos ver inúmeras discussões que estão ligadas ao WhatsApp, tanto pelo uso quanto pela proibição do aplicativo, afinal, não é de agora que empresas bloqueiam o acesso à internet no ambiente interno. E vale ressaltar que vem aumentando o número de processos trabalhistas devido ao excesso de trabalho, horas extras e serviços via o aplicativo.

Embora ter total importância desde sua criação, pode-se dizer que o e-mail, ferramenta de 45 anos de vida, hoje está sendo utilizada para padronizar a comunicação nas organizações. Até quando poderá ser aproveitada? Infelizmente não sabemos, afinal, a cada dia que passa chega mais uma novidade para nos deixar curiosos e viciados.

O assunto redes sociais está cada vez mais em nosso mundo ciberneticamente globalizado, na verdade esses novos recursos estão nos levando como reféns. Essas novas ferramentas estão reiterando a comunicação interna e externa nos parâmetros pessoal, educacional e profissional.