A confecção piauiense será destaque em mídia nacional. Neste domingo (16), as empresas Pamella’s Confecções e a Dita Ateliê serão apresentadas no programa Pequenas Empresas Grandes Negócios da Rede Globo, a partir das 07h30

As duas empresas são atendidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, por meio do projeto Moda Teresina.

A microempreendedora individual Neila de Macedo Cunha fabrica bonecas, acessórios femininos e souvenirs em tecido. No começo, ela trabalhava em casa e, com as vendas, ganhava um salário mínimo por mês. Quando Neila conheceu os benefícios da figura legal do Microempreendedor Individual, resolveu formalizar o seu negócio e abrir uma loja para aumentar a clientela. Com CNPJ, ela pode comprar o material direto das fábricas, sem intermediários. Agora, a empresária vende até com cartão de crédito.

Depois que a empresária procurou o Sebrae o negócio deslanchou. Hoje, seus produtos são vendidos apenas por encomenda. Nos últimos dois anos, a renda de sua empresa mais que dobrou.

A empreendedora já participou de grandes eventos como a Mostra Piauí Sampa e a Feira do Empreendedor.

Já a empresária Valdete Borges Marinho, da Pamella’s Confecções, participou de missão técnica no Minas Trend Preview e participa de diversos treinamentos oferecidos pelo Sebrae e consultorias do SebraeTec.

O programa Pequenas Empresas Grandes Negócios tem mostrado uma série de reportagens sobre casos de sucesso de empresas piauienses. Empreendimentos dos segmentos de saúde e tecnologia da informação já foram exemplos de empreendedorismo e sucesso. Posteriormente, empresários do ramo de gastronomia e turismo contarão suas histórias empreendedoras.

No início deste ano, a equipe de jornalistas do programa da Rede Globo fez entrevistas com diretores do Sebrae no Piauí, com os empresários e captou imagens dos empreendimentos.

O PEGN também será apresentado no canal Globo News no dia 16, a partir das 09h05. O programa estará disponível na internet, por meio do site g1.globo.com/economia/pegn/videos/.

Moda no Piauí

O Piauí está entre os dez maiores polos de moda do Brasil, segundo o Sindicato do Setor de Moda do Piauí, Sindivest. No Piauí, existem mais de mil empresas de confecção e 98% são micro e pequenos empreendimentos. Teresina é responsável por 82% das roupas produzidas no estado e quase metade das confecções da cidade fabricam jeans.

Fonte: Sebrae – PI