A confiança dos executivos do setor da aviação no futuro melhorou, segundo pesquisa trimestral realizada pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) divulgada nesta segunda-feira. Conforme o levantamento, 71,4% dos diretores financeiros ouvidos projetam que a lucratividade das companhias vai apresentar melhora ao longo dos próximos 12 meses, ante uma fatia para essa mesma expectativa otimista que era 66,7% no último levantamento.

O percentual das fontes que projetam piora nas margens e retorno cedeu de 28,6% para 9,5% entre os dois levantamentos, aponta a Iata.

Para o desempenho operacional no transporte de pessoas, 61,5% dos executivos projetam aumento da quantidade de passageiros atendidos, 4,40 pontos percentuais a mais que no levantamento anterior.

Para o transporte de cargas também houve melhora. A fatia das fontes que projetam avanço dos volumes transportados subiu de 45% para 57,9% entre a pesquisa feita até abril e o levantamento consolidado em julho.

A expectativa mais favorável com relação aos cenários de transportes e de faturamento de passageiros e de cargas ao longo dos 12 meses a frente contrasta com a cautela exposta nas respostas sobre o ritmo de margens por assento. A maioria espera estabilidade nesse item.

Para as margens líquidas por assento de passageiro, a expectativa é de estabilidade para 38,5% do entrevistados. Uma parcela de 30,8% espera melhora nesse resultado e fatia equivalente aposta em queda. No caso do transporte de carga, a grande maioria, 72,2%, projeta estabilidade nos atuais níveis de retorno.

A maior parte dos executivos, 57,1%, enxerga para os próximos 12 meses estabilidade dos custos do setor. Em abril, o grupo dominante, de 38,1%, esperava queda desse item.

Fonte: Uol