O sistema da Confederação Nacional do Comércio Lojista (CNDL) decidiu somar esforços as autoridades sanitárias afim de esclarecer a classe lojista de todo o Brasil as medidas de contenção ao Coronavírus, igualmente importante a saúde dos negócios.
Para o presidente da CNDL, José Cesar da Costa, esse é um momento de esclarecer os cuidados a população. “A natureza do comércio implica no contato direto com o consumidor, esse encontro pode fazer a diferença entre a propagação da doença e a sua contenção, nesse sentido, pedimos que cada um dos lojistas faça sua parte mantendo seus estabelecimentos comerciais limpos orientando seus colaboradores e clientes”, disse.

José César lembr aindaa que entre as principais recomendações estão evitar contato próximo com pessoas acometidas de infecções respiratórias agudas, lavar frequentemente as mãos, usar álcool gel, especialmente após contato direto com pessoas, dinheiro e antes de se alimentar. Caso o colaborador trabalhe diretamente com dinheiro, é necessário que o lojista disponibilize uma luva e máscara, e sempre que for tossir, cobrir nariz e boca com o antebraço, evitando tocar as mucosas dos olhos e até durante a troca de objetos pessoais.

Em Teresina, o presidente da CDL, Evandro Cosme, já está disseminando entre os associados as principais recomendações para combater o vírus nos estabelecimentos comerciais. “A população precisa ter conhecimento de todos os meios de prevenção, e o comércio será um ótimo propagador dessas informações. Temos mais de 1.500 pontos de vendas associados, são centenas de trabalhadores nos setores de comércio e serviços da capital. Portanto, temos um público que pode ser mobilizado para divulgar os meios de prevenção”, enfatizou.

Um vídeo com as principais recomendações também está sendo veiculado nas redes sociais e site da entidade lojista.