Marcos Pinto, diretor-presidente da Pintos

Passadas as festas de fim de ano, a rede varejista de Teresina dá início ao período de liquidações. Em algumas lojas do centro da cidade os descontos podem chegar a 70%. A expectativa dos lojistas é que o movimento aumente e o desempenho das vendas seja positivo em janeiro e fevereiro.

Os chamados saldões de Natal já viraram tradição nos meses primeiros meses do ano, período em que normalmente os lojistas renovam seus estoques e realizam um saldo das mercadorias que não foram vendidas. Nos últimos anos, contudo, a motivação tem sido outra. Diante de resultados favoráveis do varejo em dezembro e dos estoques enxutos nas lojas, as liquidações passaram a fazer parte das estratégias para o comércio impulsionar as vendas em janeiro, que até pouco tempo atrás era considerado o pior mês do ano para as lojas.

Para o empresário Marco Pinto, a curva de sazonalidade do varejo vem mudando ao logo dos anos. “Hoje o consumidor já vem reservando um pedacinho dessa renda extra, que normalmente acontece no fim do ano por causa do décimo terceiro e gratificações, para aproveitar as promoções que se tornaram tradição em janeiro”, explica o empresário.

“Acreditamos que as expectativas para o varejo em 2013 seja positiva. Os baixos índices de desemprego aliado ao aumento da renda tem mantido o consumo aquecido. Em contrapartida, temos um aumento significativo da competição. São muitos empreendimentos novos, o que divide o faturamento das empresas, mas acreditamos que especificamente em janeiro, devemos ter um acréscimo de 10%, considerando a mesma base no ano anterior”, disse Marco Pinto 

Para a alegria dos consumidores o empresário avisa que os descontos devem seguir até o mês de fevereiro. “As festas de Carnaval deverão manter o varejo aquecido, principalmente na primeira semana em setores como de vestuário; com isso vamos prorrogar nossos descontos”, diz Marco Pinto.

A julgar pelas ultimas edições, o período de liquidações ainda deve atrair muitos consumidores às lojas de Teresina.