Mesmo com a alta dos juros bancários, os brasileiros continuam pagando suas contas em dia ou buscando quitar seus débitos em atraso. Segundo números divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (28), a taxa de inadimplência das pessoas físicas, nas operações com “recursos livres”, somou 6,8% em outubro.

Ainda de acordo com a autoridade monetária, este é o menor patamar desde junho de 2011 – quando a inadimplência somou 6,7%. A taxa de inadimplência do BC capta operações de crédito com atrasos superiores a 90 dias nos pagamentos.

No acumulado de 2013, a inadimplência recuou 1,2 percentual, visto que estava em 8% no fechamento do ano passado. As operações com recursos livres excluem o crédito habitacional, os empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e o crédito rural.

Inadimplência total de empresas
Já a taxa de inadimplência das operações dos bancos com as empresas, ainda no segmento com “recursos livres”, somou 3,4% em outubro deste ano – mesmo patamar de agosto. Para estas operações, trata-se da menor taxa desde setembro de 2011 (3,3%).

Considerando a taxa total de inadimplência, o que engloba operações com as pessoas físicas e empresas, ainda nas operações com “recursos livres” (desconsiderando crédito habitacional, rural e operações do BNDES), houve queda de 0,1 ponto percentual em outubro, para 5%. É o menor valor desde junho de 2011 (4,94%).

Metodologia
A autoridade monetária mudou, no início deste ano, o formato de registro dos dados de inadimplência e, ao mesmo tempo, também desativou a série histórica que vigorava anteriormente. A instituição ainda não divulgou a nova série para os dados, que tem início em março de 2011. Com isso, estão disponíveis, neste momento, somente dados de dezembro do ano retrasado em diante.

Fonte; Globo.com