A inadimplência das empresas subiu 3,7% em março sobre fevereiro, aponta nesta segunda-feira (28) a  pesquisa divulgada por um banco de dados. Na variação anual, o indicador de inadimplência das empresas cresceu 3,3% e, no primeiro trimestre deste ano sobre o mesmo período de 2013 o índice subiu 7,4%.

De acordo com a pesquisa, o comportamento do primeiro trimestre deste ano é bem diferente do que foi observado durante o primeiro trimestre do ano passado, quando a variação foi de apenas 0,1%.

Os cheques sem fundos e as dívidas não bancárias (contraídas no cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) foram as principais responsáveis pelo crescimento do indicador em março sobre fevereiro, com altas de 11,4% e 2,6%, respectivamente. Os títulos protestados tiveram alta de 3,5%. A inadimplência com os bancos ficou estável.

O valor médio dos cheques sem fundos caiu 22,4% no primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O valor médio das dívidas com os bancos também apresentaram declínio, de 1,6%. O valor médio dos títulos protestados e das dívidas não bancárias registraram altas de 9% e 6,1%, respectivamente.

“O encarecimento do custo do capital de giro, determinado pelas sucessivas elevações da taxa básica de juros (taxa selic), o ambiente de baixo crescimento econômico combinado com inflação em alta, impõem dificuldades sobre a situação financeira das empresas”, avaliam economistas, em nota.

Fonte: Globo.com