Neste Natal, os consumidores brasileiros devem comprar mais à vista em relação aos últimos três anos, segundo prevê um estudo da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).

De acordo com a pesquisa, o comprador deverá deixar de lado as compras no crédito por conta dos juros mais altos e preocupado também em aliviar o orçamento, evitando o parcelamento das compras.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, destacou que as pessoas estão mais preocupadas em manter o orçamento livre, menos comprometido. E quem comprar a prazo deverá, de maneira geral, optar por parcelamentos mais curtos.

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, com base em dados do Dieese, as vendas a prazo do varejo brasileiro na semana que antecede o Natal, do dia 18 ao 24 de dezembro, devem impulsionar o crescimento de 5% do desempenho do comércio no Brasil, em relação aos anos anteriores. Se a expectativa se confirmar, este será o melhor Natal para o varejo dos últimos dois anos.

As vendas na data comemorativa em 2012 cresceram 2,37% e, em 2011, a alta foi de 2,33%. O otimismo da previsão de 5% de aumento para este ano se deve aos R$ 143 bilhões que serão injetados na economia brasileira em função do pagamento do décimo terceiro salário, um crescimento de 9,8% em relação ao ano de 2012.