Um estudo por um Banco de Dados lançado nesta segunda-feira (30) divulga a participação de visitas das principais categorias de “Compras e Classificados”, que engloba todos os sites especializados em compras, leilões e classificados, além de programas de fidelidade e comparadores de preço de todo o Brasil.

Em maio de 2014, o grupo de sites de e-commerce ficou em 5º lugar na preferência dos usuários de Internet no Brasil, com 3,36% da participação de visitas, atrás de Internet e Computadores (56,25%), que inclui buscadores e redes sociais, Entretenimento (14,20%), Adulto (4,22%) e Negócios e Finanças (3,58%).

Dentro do grupo de e-commerce, a categoria Classificados, que engloba sites em que usuários anunciam seus produtos para venda, ficou em primeiro lugar na preferência dos usuários de Internet no país, com 31,04% de participação de visitas da categoria em maio de 2014. A categoria Lojas de Departamento ficou em segundo lugar no ranking do grupo “Compras e Classificados” em maio de 2014, com 22,08% de participação de visitas.

Em terceiro lugar ficou a categoria Moda e Acessórios, com 13,88% de participação. Já na quarta posição aparece a categoria Leilões, com 12,38%, seguida de Recompensas e Diretórios, que agrupa sites como comparadores de preço, compras coletivas, sites de cupom e programas de fidelidade, com 10,84%.

Em sexto lugar aparece a categoria Esporte e Fitness (7,33%), Saúde e Beleza (5,92%), Atacado e Vendas por Relacionamento (4,76%), Eletrônicos e Eletrodomésticos (3,06%) e Casa e Jardim (1,88%).

Em maio de 2014, a categoria de sites mais visitada antes do grupo Compras e Classificados foi Ferramentas de Busca, representando 37,19% do volume de visitas que a categoria recebeu a partir de outros sites, seguida por Redes Sociais e Fóruns (10,83%), Classificados (8,59%) e Sites de e-mail (8,47%).

A região Sudeste tem 60,25% da participação de visitas aos sites do grupo Compras e Classificados no período de 12 semanas terminado em 31 de maio, seguida da região Sul, com 16,20%, Nordeste, com 12,04%, Centro Oeste, com 7,88%, e Norte, com 3,63%.

O estado com maior participação de visitas aos sites do grupo Compras e Classificados no período de 12 semanas terminado em 31 de maio foi São Paulo, com 34,63%, seguido do Rio de Janeiro, com 14,08%, e Minas Gerais, com 10,53%. O Paraná ocupa a quarta posição, com 7,40% de participação de visitas ao grupo de categorias no período, seguido de Rio Grande do Sul (5,62%), Santa Catarina (4,07%), Bahia (3,91%), Distrito Federal (2,81%), Goiás (2,28%), Pernambuco (2,10%), Espírito Santo (2,07%), Ceará (1,71%), Mato Grosso (1,23%), Pará (0,98%), Mato Grosso do Sul (0,92%), Paraíba (0,82%), Maranhão (0,76%), Rio Grande do Norte (0,74%), Sergipe (0,68%), Alagoas (0,64%), Amazonas (0,48%) e Piauí (0,45%). Os cinco estados que menos tiveram participação de visitas à categoria no período foram Rondônia (0,44%), Tocantins (0,30%), Acre (0,18%), Roraima (0,09%) e Amapá (0,07%).