1) Como iniciou a sua ligação com o varejo e com as CDLs, FCDLs e CNDL? Quais cargos o senhor já exerceu nestas entidades e em que períodos?

Como pequeno varejista senti a necessidade de aprender e entendi que na Câmara de Dirigentes Lojistas poderia obter relacionamento e conhecimento.

Há 17 anos atrás na CDL de Fortaleza. Em 2001 assumi a Diretoria Executiva das áreas Cooperativista e Educacional da CDL de Fortaleza, convidado pelo então Presidente Iran Ribeiro. De 2002 a 2005 fui vice-presidente. Em 2005 assumi a Presidencia da entidade, e tive como principal foco a Educação, quando criei a Faculdade CDL. Em 2009 fui para a Presidencia da FCDL Ceará, exercendo concomitante a Vice Presidente da CNDL. Em outubro de 2014 fui eleito por aclamação Presidente da Confederação para o mandato 2015-2017.

2 – Na sua opinião, qual o papel das entidades ligadas à CNDL, e da própria CNDL em relação ao varejo e aos principais poderes públicos? Como a CNDL pode cobrar e interferir em decisões que afetem o nosso segmento?

Entendo que o sistema CNDL tem como principal objetivo ser agente catalisador das melhorias para o varejo brasileiro, interagindo junto aos governos, Federal e Estadual, e demais entidades. Fazendo articulações em toda a estrutura de poder publico para manter o movimento unido e com representatividade nos principais conselhos estaduais e federais.

3 - Quais as suas perspectivas para a economia brasileira e, principalmente, para o varejo nacional?

Entendo que deveremos ter um ano de 2015 com algumas restrições provocadas pelos resultados hoje vivenciados, mas entendo, também, que o varejo continuará crescendo em vários setores em algumas regiões do brasil, portanto, a nossa expectativa é que o varejo continue sendo um dos principais setores que contribuem para economia brasileira.

4 - Qual o seu “plano de governo” frente à CNDL nestes próximos anos? Quais seus objetivos principais e como alcançá-los? Quais as ações que o senhor pretende implantar de imediato?

Trabalhar de imediato os cinco eixos norteadores do nosso Plano de Gestão a partir da escuta das FCDLs e CDLs. Fortalecer o movimento lojista e alcança-los com a união de nossos lideres lojistas. Escuta às bases.

5 - O Brasil é muito grande e encontramos o comércio local com vários níveis de desenvolvimento e de utilização de tecnologia. Como o senhor pretende interagir com as CDLs e FCDLs em um contexto geral e principalmente com as mais distantes e com o varejo em um outro nível de desenvolvimento?

Utilizando o recurso de tecnologia e se presentificando através dos lideres em todas as regiões do Brasil.

6) Quais foram as principais lições que o senhor teve nestes vários anos de ligação com o movimento lojista?

A forca do associativismo continuará sendo a melhor estratégia para o crescimento.

7)  Na sua opinião, qual o significado de ser presidente da CNDL?

Estar presidente da CNDL tem um grande significado para qualquer varejista, no entanto, entendo que a Confederação deverá sempre ser presidida por sua diretoria aonde possa fazer valer os interesses da maioria.

8 - Mande uma mensagem para todos os associados.

Agradeço a confiança, asseguro que darei o melhor de mim para fazer uma gestão progressista e desejo a todos um bom ano novo.