Quando falamos em estoque, algumas perguntas já aparecem de pronto em nossa mente: qual o impacto do estoque em meu fluxo de caixa? Como está o controle das entradas e saídas do meu estoque? Como está meu giro de estoque?

A gestão de estoque de uma empresa pode representar a espinha dorsal de todo o negócio, e ter as respostas sobre seu estoque pode ser vital para determinar o sucesso ou o fracasso dos resultados da empresa.

Segundo Fernando Mello, SEO da Saraf Controle Patrimonial, “o estoque pode representar o maior ativo da empresa, sendo muitas vezes o principal responsável pelo fluxo de caixa do negócio. Implantar e manter uma gestão adequada pode garantir a saúde financeira da empresa e maximizar os lucros”, explica.

Mas o contrário pode acontecer, pois a falta de gerenciamento de estoques ocasiona problemas básicos para uma empresa, dentre os quais podem ser citados, perda de material, compras desnecessárias, ruptura na venda por falta de produto e uso de espaço desnecessário.

Empresas desorganizadas normalmente se perdem nesse controle e o caos se estabelece. Mas esse tipo de situação não pode mais ocorrer, por isso cada vez mais são apresentadas ferramentas de controle de estoque.

“Existem diversos sistemas que podem ajudar a melhorar a gestão dos estoques. Desde sistemas integrados, que possuem módulos específicos para a gestão de materiais, até sistemas específicos nesta disciplina. Se a empresa ainda não se vê pronta para investir num software, deve ao menos implantar os processos e realizar os controles com o auxílio de planilhas eletrônicas”, explica Mello.

Para uma gestão de estoques eficiente, a empresa precisa ter controles de movimentação de materiais, desde o recebimento, passando pela armazenagem até a expedição, sempre buscando otimizar os níveis de estoque para garantir a produção e o atendimentos às vendas realizadas, mas com atenção para não inflar o estoque e ficar com mercadorias paradas devido ao baixo giro.

“É essencial que a gestão de estoques esteja alinhada às demandas do departamento de vendas, transcendendo os aspectos logísticos, sendo necessária uma boa gestão financeira para garantir o fluxo de caixa sempre positivo e a integração com a contabilidade, gerando as informações necessárias para a elaboração do balanço patrimonial e demonstrativo de resultados do exercício”, detalha.

Feito isso, os benefícios são muitos, sendo que a gestão de estoques que integra vendas, logística, financeiro e contabilidade gera melhores resultados para a empresa, aumenta a performance financeira com melhores compras, reduz perdas, melhora o fluxo de caixa e ainda garante o atendimento a seus clientes, maximizando os lucros e o valor do negócio.

Veja cuidados importantes na hora de estruturar essa área:

• Analisar as necessidades de quantidades de matérias-primas para manter o mínimo necessário e não parar a produção

• Conhecer a necessidade das demandas do departamento de vendas

• Monitorar o giro das mercadorias, definindo as quantidades mínimas e máximas no estoque para não perder vendas

• Implantar procedimentos e controles de entrada, armazenagem, requisições de almoxarifado e expedição

• Equalizar prazos para compra e venda para otimizar o fluxo de caixa

• Garantir que todas as movimentações sejam devidamente registradas na contabilidade da empresa

• Utilizar a tecnologia para garantir a eficiência dos controles implantados

Feito isso, segundo Fernando Mello, o caminho é ter controle para saber se todos os processos estão de acordo com a necessidade, para tanto é preciso realizar inventários periódicos para garantir a eficácia dos controles aplicados. Além disso, manter o estoque organizado para garantir o fluxo de produção e atender prontamente as vendas realizadas. Por fim, elaborar e analisar indicadores de desempenho para avaliar a performance financeira da empresa e manter uma cultura de melhoria contínua.

A partir daí as chances de perdas, rupturas ou prejuízos para os negócios serão muito menores e a chance de um negócio crescer de forma sustentável é muito maior.

Ter o controle do estoque em suas mãos é uma das ações que ajudam a manter um fluxo financeiro saudável, afinal, trata-se do gerenciamento de capital da empresa e com essas informações fica mais fácil e seguro traçar as estratégias para o crescimento de seu negócio!