A CDL de Teresina sediou na quinta-feira (25), mais uma edição do CONVERSAS – Conselho de Verificação da Situação de Atendimento à Sociedade. O encontro teve como objetivo apresentar o balanço de ações da Delegacia da Receita Federal (DRF) em Teresina e uma palestra sobre o e-social.

A reunião foi mediada pelo delegado da Regional da Receita Federal da 3ª Região Fiscal, Eudimar Alves Ferreira e também contou com a presença de empresários e representantes de entidades lojistas. Na oportunidade, foram discutidos diversos assuntos ligados as atividades desempenhadas pela Receita Federal, como ampliação do Autoatendimento orientado da Receita Federal, Fiscalização, combate a ilícitos tributários e conformidade tributária, destruição de mercadorias apreendidas e outros.

Na oportunidade, os participantes também acompanharam uma palestra sobre o e-social, que é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional.

“Esse encontro, que acontece a cada quatro meses, é uma oportunidade para que nós lojistas possamos tirar dúvidas, trocar conhecimentos e acompanhar os projetos da Receita Federal para a categoria”, disse Evandro Cosme, presidente da CDL de Teresina.

Integram o CONVERSAS diversos órgãos e entidades, entre elas Receita Federal, Jucepi, OAB-PI, Sefaz, Secretaria Municipal de Finanças, Sescon-PI, Sindilojas, dentre outros. O CONVERSAS tem como foco discutir o processo de atendimento de órgãos públicos e sua relação com a sociedade e as instituições inseridas no grupo.