O Conselho de Verificação da Situação do Atendimento à Sociedade – Conversas – reuniu-se, na sede da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), para sua terceira reunião ordinária do ano. O delegado da Receita Federal em Teresina, Eudimar Alves Ferreira, iniciou a reunião agradecendo a acolhida do evento por parte da presidente da Jucepi, Alzenir Porto. De pronto iniciou a exposição sobre o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), alertando, em especial, para os prazos de adesão e de consolidação. Entrementes, surgiram debates sobre política tributária, tributação e atendimento dos pleitos dos contribuintes e contadores. Porquanto fórum que é, a reunião do Conversas seguiu, então, mais literal ao nome.

O Conselho de Verificação da Situação do Atendimento à Sociedade – Conversas – reuniu-se, na segunda-feira, 21 de agosto, na sede da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi), para sua terceira reunião ordinária do ano. O delegado da Receita Federal em Teresina, Eudimar Alves Ferreira, iniciou a reunião agradecendo a acolhida do evento por parte da presidente da Jucepi, Alzenir Porto. De pronto iniciou a exposição sobre o Programa Especial de Regularização Tributária (PERT), alertando, em especial, para os prazos de adesão e de consolidação. Entrementes, surgiram debates sobre política tributária, tributação e atendimento dos pleitos dos contribuintes e contadores. Porquanto fórum que é, a reunião do Conversas seguiu, então, mais literal ao nome.

DRF/Floriano – O Grupo Conversas passa contar com a DRF/Floriano, abrangendo, com isso, as demandas perante a administração tributária federal em todo Estado do Piauí. O delegado da Receita Federal em Floriano, Antônio Nunes Lima Júnior (foto ao lado), estabeleceu contatos com os integrantes do Grupo Conversas, intervenientes com atuação em todo Estado. O Delegado da Receita Federal retomou a exposição para versar sobre eSocial, mormente as fases de implantação e o caráter compulsório de utilização do sistema eSocial.

Na parte final do encontro, a presidente da Jucepi e o auditor-fiscal do Município de Teresina Alexandre Wilson Castelo Branco Couto mostraram as etapas de integração do Redesim no Piauí e no Município de Teresina.

Além dos órgãos públicos citados, participaram da reunião representantes da OAB/PI, CRC/PI, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Fecomércio, Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Teresina, Associação Industrial do Piauí, Federação das Industrias do Estado do Piauí e Observatório Social de Teresina.

O Conversas – O Conselho de Verificação da Situação do Atendimento à Sociedade foi instituído em 2011 e tem por finalidade servir de elo entre segmentos da sociedade e a DRF/Teresina, trazendo questões relevantes para as atividades das administrações tributárias, conselhos de profissionais e entidades do setor empresarial. Integram o Conselho, atualmente, 18 entidades: OAB/PI, CRC/PI, CRA/PI, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Academia Piauiense de Ciências Contábeis, Junta Comercial, Sefaz/PI, Secretaria Municipal de Finanças de Teresina, Fecomércio, Sindilojas, Federação Das Câmaras De Dirigentes Lojistas Do Piauí, Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Teresina, Associação dos Jovens Empresários, Associação Industrial do Piauí, Federação das Industrias do Estado do Piauí, Ministério Público de Contas do Estado do Piauí e Observatório Social de Teresina.

O artigo 4ª do Regimento Interno do Conversas prevê quatro reuniões ordinárias por ano. O delegado sugeriu realizar a próxima (a quarta reunião de 2017) nas sedes do CRC/PI ou da Fiepi.